Pesquisar este blog

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Galápagos: Ilhas Encantadas - Capítulo 4

Capítulo 4 

Floreana: Santa Tartaruga

Desembarcamos em uma praia de areia rica em olivina, cristais vulcânicos compostos por sílica, magnésio e ferro que dão uma cor oliva (daí o nome) a praia. Nosso objetivo era achar as Tartarugas verdes do Pacífico. Começamos a trilha passando por uma lagoa de água salgada onde um solitário flamingo perambulava em busca de alimento e lagartos de lava se esquentavam no sol da manhã ao longo do caminho. Ao passar por uma pequena colina nos deparamos com uma praia de areia branca banhada pelo mar colorido de azul e verde. 

Cormorant Point Floreana

Praia de Sal

Flamingo americano/ Flamenco del Caribe
American Flamingo(Phoenicopterus ruber)


Lagoa de água salgada/ Brackish pond

Lagarto de lava de galápagos/ Lagartija de lava de Galápagos
Galapagos lava lizard (Microlophus albemarlensis)

Chegando a praia de areia branca.

 Uma trilha marcada na areia subia até a parte mais elevada da praia. Indy nos explicou que não poderíamos andar naquele lugar porque aquele era o local de desova das tartarugas verdes do pacífico e aquelas pegadas deixadas na areia eram de uma mãe que havia desovado ali na noite anterior. Andamos pela praia observando aves migratórias que dividiam a praia com caranguejos. Enquanto isso um casal de tartarugas acasalava no mar pensando em usar o berçário atrás de nós em um futuro bem próximo. 

 Praia de areia branca

 Rastros de tartaruga

Tartaruga verde do Pacífico/ Tortuga marina
Pacific Green sea turtle (Chelonia mydas)

 Vira Pedras/ Vuelve pedras rojizo
Ruddy turstone (Arenaria interpres)

 Maçarico branco/ Playerito blanco/ Sanderling
(Calidris alba)

Aratu vermelho/ Zapaya/ Sally lightfoot crab
(Grapsus grapsus)

Voltamos para a praia de areia verde. Era hora do mergulho! Colocamos o equipamento e entramos na água. O mar estava um pouco agitado e turvo. Estava mergulhando procurando por peixes de diferentes formas e cores quando ouço um som semelhante a um latido! De repente um Leão Marinho estava a minha frente!!! Ele me checou e depois continuou a chamar os outros que pareciam ignorá-lo. Ficou ali acompanhando nosso grupo como se fosse um de nós! Foi uma experiência inesquecível.

Meu pai e eu 

 Leão Marinho de Galápagos/ León Marino
Galapagos Sea lion (Zalophus wollebaeki)

Leões marinhos descansando na praia

Nenhum comentário: