Pesquisar este blog

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Galápagos: Ilhas Encantadas - Capítulo 11

Capítulo 11

Santiago: Em busca dos Lobos Marinhos

Desembarcamos na ilha de Santiago e fomos recebidos por dois piru-pirus que patrulhavam a costa em busca de alimento e por uma Lagarta de lava solitária que procurava abrigo embaixo das rochas, para se proteger do sol forte.


Egas Port (Santiago)

Marcela, minha mãe e uma amiga da viagem

Lagarto de lava de galápagos fêmea
Lagartija de lava de GalápagosLagartija hembra
Galapagos lava lizard female(Microlophus albemarlensis)


Piru piru/ Ostrero/ American Oystercatcher
(Haematopus palliatus galapagensis)


Piru piru/ Ostrero/ American Oystercatcher
(Haematopus palliatus galapagensis)

Passamos a praia e seguimos para o costão rochoso. Muitas aves migratórias, não tão amistosas quanto os habitantes locais, estavam por ali acompanhadas de tentilhões, carangueijos e iguanas marinhas.

Minha mãe e meu pai na praia


Aves migratórias


Tentilhões de Darwin


Iguanas Marinhas/ Iguanas Marinas
Marine Iguanas (Amblyrhynchus cristatus)

Aratu vermelho/ Zapaya/ Sally lightfoot crab
(Grapsus grapsus)

Chegamos aos grottos, pequenas cavernas formadas pelo colapso de tubos de lava, conectadas ao oceano. As águas calmas e as passagens estreitas são perfeitos para os Lobos marinhos que descansam por ali sem se preocupar com predadores. Ao chegarmos ao primeiro grotto observei duas coisas boiando! Eram dois Lobos marinhos!!! Que para a nossa surpresa estavam dormindo dentro d'água!!! Balançavam de um lado para o outro enquanto as ondas chegavam calmamente pela entrada estreita. Vez ou outra batiam na parede... Acordavam assustados!!! Olhavam ao seu redor, davam um grande bocejo e voltavam a dormir!!! Estavam exaustos!!! E não era para menos, afinal eles são animais noturnos. Possuem grandes olhos  necessários para a pesca durante a noite, quando é menos provável um ataque de tubarão, seus principais predadores. 
Grotto

Lobos marinhos de Galápagos dormindo nos grottos
Foca pelletera
Galápagos Fur Seal (Arctocephalus galapagoensis)

Em volta haviam outros Lobos que conseguiram reunir forças para subir até as rochas. Mas já tinham sucumbido, exaustos, e se encontravam esparramados pela costa. Alguns abriam um dos olhos para nos observar. O máximo de esforço que faziam era abrir a boca para um bocejo longo e preguiçoso. Animais muito simpáticos!!!


Grotto

Lobo marinho de Galápagos dormindo nos grottos
Foca pelletera
Galápagos Fur Seal (Arctocephalus galapagoensis)

Lobo marinho de Galápagos preguiçosa
Foca pelletera
Galápagos Fur Seal (Arctocephalus galapagoensis)

Lobo marinho de Galápagos bocejando
Foca pelletera
Galápagos Fur Seal (Arctocephalus galapagoensis)

Deixamos nossos amigos sonolentos e voltamos para a praia. Era hora do mergulho! Decidi ir para a área de arrebentação, onde várias tartarugas verdes do Pacífico se alimentavam. São lentas até debaixo d'água, porém muito graciosas. Mesmo em meio às águas turbulentas batiam as nadadeiras lentamente, como se estivessem voando em câmera lenta. Comecei a explorar águas mais profundas, onde alguns cardumes pequenos de peixes coloridos passeavam calmamente... De repente, ouço um barulho e uma boca gigante se abre em minha frente!!! Era um Pelicano!!! estava em meio ao ataque!!! As aves mergulhavam como foguetes!!! bem ao meu lado!!! E engoliam os pequenos peixes que não tinham a menor chance. Foi incrível observar aquilo debaixo d'água!!!

Tartaruga verde do Pacífico/ Tortuga marina
Pacific Green sea turtle (Chelonia mydas agassisi)

 Pelicano pardo/ Pelicano café
Brown Pelican (Pelecanus occidentalis)

Pelicano pardo mergulhando/ Pelicano café
Brown Pelican (Pelecanus occidentalis)

Estava pronto para ir embora quando vejo dois olhos bem a minha frente!!! Um Leão marinho estava me observando!!! Estava tão perto que eu poderia tocá-lo se quisesse!!! Ele começou a nadar junto comigo e logo mais 3 se juntaram conosco!!! Era como se eu fosse parte do grupo!!! Foi fantástico!!!

Leão Marinho de Galápagos/ León Marino
Galapagos Sea lion (Zalophus wollebaeki)

Nenhum comentário: