Pesquisar este blog

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Galápagos: Ilhas Encantadas - Capítulo 8

Capítulo 8

Gigante do mar

Estava no deck superior, como de costume, para ver o nascer do Sol. Aquele era um dia nublado e parecia que ficar ali seria perda de tempo... Poucas pessoas tinham se dado ao trabalho de aparecer para o evento e, como não havia muita coisa acontecendo, em pouco tempo me encontrava sozinho, observando as aves que voavam próximas ao navio.

Gaivota de Lava pousada no barco em um dia nublado
Gaviota morena/ Lava Gull (Leucophaeus fuliginosus)
  
A distância vi algo que chamou minha atenção! Uma protuberância semelhante a uma pedra se encontrava no meio do Oceano. Não havia nenhuma outra formação próxima, mas aquela coisa estava imóvel fazia tempo... Achei aquilo muito estranho, peguei o binóculo e não tirei os olhos dali! Foi então que... Nada aconteceu. Meus braços já estavam cansados de segurar o binóculo e precisavam de descanso. Assim que coloquei o binóculo de lado vejo um jato d'água sendo lançado no ar!!! Peguei o binóculo imediatamente e vi a protuberância desaparecer... Logo em seguida uma nadadeira enorme saiu do mar como se acenasse para o navio!!! Era uma Baleia!!! Uma Baleia Jubarte!!! A nadadeira sumiu no oceano, seguida por uma barbatana menor! Era uma mãe com filhote!!! Elas surgiram mais próximas ao navio!!! E se aproximavam cada vez mais!!! Foi então que Kyra, nossa anfitriã anunciou no rádio "Bom dia, gostaríamos de informar que uma Baleia se encontra próxima ao navio." Em pouco tempo o deck estava lotado de espectadores, que assistiam a Baleia nadando graciosamente, seguida pelo filhote, em volta do nosso barco!!! Elas pararam por ali!!! Era hora de pegar as Pangas!!! 

 Baleia Jubarte respirando/ Bellena Jorobada
Humpback Whale (Megaptera novaeangliae)

Baleia Jubarte com filhote/ Bellena Jorobada
Humpback Whale (Megaptera novaeangliae)

Descemos para o deck inferior. Nosso grupo seria o quinto a sair!!! Todos entravam apressados nos botes para ver as Baleias mais de perto!!! Foi uma espera longa, mas as duas estavam tão calmas que ficaram ali até o nosso grupo chegar. Nos aproximamos lentamente. O piloteiro desligou o motor!!! Fomos deslizando lentamente até pararmos a menos de 5m daqueles gigantes!!!

Baleia Jubarte/ Bellena Jorobada
Humpback Whale (Megaptera novaeangliae)

 A mãe devia ter uns 15m e pesar umas 35 toneladas!!! Inacreditável!!! Uma experiência que  se leva pro resto da vida!!!

Nenhum comentário: