Pesquisar este blog

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Galápagos: Ilhas Encantadas - Capítulo 9

Capítulo 9

Isabela: A Ameaça vem do céu

Aqui nesse arquipélago os animais se comportam de uma forma diferente. É possível chegar a centímetros de qualquer bicho sem que ele se sinta ameaçado por você. Isso acontece porque nenhum grande predador terrestre conseguiu chegar e se estabelecer em nenhuma das ilhas. Assim, nada que ande representa perigo para a fauna daqui. Em Galápagos a ameaça vem do céu! O Gavião de Galápagos é o único grande predador capaz de controlar a população de animais terrestres. Se alimenta de insetos, lagartos de lava, cobras, roedores, tartarugas, iguanas e filhotes de aves.

Isabela, vista de Fernandina

Atobás de pé azul e Pinguins pescavam no mar enquanto desembarcávamos em uma praia utilizada por Tartarugas verdes do Pacífico para desova. Dois Gaviões de Galápagos esperavam ao lado dos ninhos. Enquanto os recém nascidos cavavam sua saída da areia eram interceptados pelos Gaviões! Eles se aproximavam cautelosos, abaixados e, com um pulo, cravavam suas garras nas pequeninas tartarugas que não tinham a menor chance. 

Atobá de pé azul/ Piquero de patas azules
Blue footed Booby (Sula nebouxii)

Pinguins de Galápagos/ Pingüino de Galápagos
Galapagos Penguin (Spheniscus mendiculus)

Gaviões de Galápagos esperando por filhotes de tartarugas
Gavilán de Galápagos/ Galápagos Hawk
(Buteo galapagoensis)

Gavião de Galápagos se aproximando de uma tartaruga
Gavilán de Galápagos/ Galápagos Hawk
(Buteo galapagoensis)

Gavião de Galápagos abatendo sua presa
Gavilán de Galápagos/ Galápagos Hawk 
(Buteo galapagoensis)

Como as tartaruguinhas não saiam todas de uma vez não havia muita comida e os dois Gaviões brigavam pra ver quem ficaria com a presa. Após uma rápida refeição eles estavam prontos para mais.

 Gaviões de galápagos brigando pela presa
Gavilán de Galápagos/ Galápagos Hawk 
(Buteo galapagoensis)

  Gaviões de galápagos brigando pela presa
Gavilán de Galápagos/ Galápagos Hawk 
(Buteo galapagoensis)

Gavião de Galápagos vencedor, comendo sua refeição
Gavilán de Galápagos/ Galápagos Hawk 
(Buteo galapagoensis)

  A trilha era estreita, a vegetação densa e o sol forte trazia as Iguanas Terrestres para fora de suas tocas para esquentar seus corpos gelados pelo sereno da noite. Andamos por um tempo vendo alguns tentilhões e sabiás até que uma mancha negra se moveu entre os arbustos! 

 Começo da trilha
   
Iguana Terrestre de Galápagos/ Galapagos Land Iguana
(Conolophus subcristatus)

Peguei meu binóculo e me retorci para ter uma visão clara daquela coisa! Quando percebi o que era fiquei muito empolgado! Era o bicho que eu mais queria ver por aqui! O responsável pelo nome do arquipélago! Era uma Tartaruga Gigante!!!
  
 Tartaruga Gigante de Galápagos jovem
Tortuga gigante de Galápagos joven
juvenile Galápagos Giant Tortoise

Na verdade era uma mini tartaruga gigante. Um jovem, entre 10 e 15 anos, se espremia entre os galhos da vegetação rasteira. Em seu casco ainda era possível ver as impressões características de animais mais novos. Com o tempo essas impressões se desgastam, e em tartarugas acima de 80 anos desaparecem. Essa tartaruga em particular não era maior do que nenhum jabuti que encontramos no Brasil, e talvez não impressionasse a maioria dos visitantes. Mas era a primeira Tartaruga Gigante que via na Natureza e estar perto delas é uma sensação fantástica, mesmo sendo uma tartaruga pequena. 

Nenhum comentário: