Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Galápagos: Ilhas Encantadas - Capítulo 14

Capítulo 14

Uma Experiência Única no Mundo

É difícil explicar o que é Galápagos. Cada vez que desembarcamos em uma ilha parece que estamos explorando um mundo diferente. Cada ilha é única e está separada o suficiente das outras para permitir o isolamento necessário à evolução de diferentes espécies. 

É bem provável, que Darwin chegaria a sua teoria da evolução mesmo sem nunca ter pisado nessas ilhas, mas definitivamente Galápagos funcionaram como um catalizador para suas idéias. É possível ter um vislumbre da evolução ao se andar por aqui. As espécies que encontramos no arquipélago são semelhantes o bastante para deduzirmos que são aparentadas com as espécies encontradas no continente, mas são distintas ao ponto de concluirmos de que se tratam de espécies diferentes. Isso também acontece quando olhamos para as ilhas individualmente.

A vida selvagem é única, não só em características físicas, mas no comportamento também. É impressionante o quão perto é possível chegar. Os animais interagem com você como em nenhum outro lugar do planeta, e é impossível não ficar extasiado com tudo que acontece por aqui. 

Deixo Galápagos maravilhado com esse arquipélago, seus animais, suas plantas e suas paisagens. Galápagos é mais do que um lugar, Galápagos é uma experiência única no mundo, que precisa ser vivenciada para ser entendida.  

Pôr do Sol do último dia

Nenhum comentário: