Pesquisar este blog

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Galápagos: Ilhas Encantadas - Capítulo 3

Capítulo 3

Santa Cruz: Em busca das aves cor de rosa.

Nascer do Sol em Santa Cruz (Cerro Dragon)

Em alguns pontos da ilha de Santa Cruz existem lagoas de água salgada, onde flamingos eram vistos constantemente procurando por micro-crustáceos. Mas havíamos sido informados pelos guias na palestra do dia anterior que há duas semanas eles não eram vistos por lá. Após o nascer do sol pegamos as pangas e rumamos em direção à praia onde Gaivotas de Lava, endêmicas do arquipélago, descansavam junto às Garças e Pelicanos

Parte do nosso grupo na Panga. 

Garça grande azul/ Garza morena/ Great blue Heron
(Ardea herodias)

Gaivota de Lava/ Gaviota morena/ Lava Gull
(Leucophaeus fuliginosus)

Pelicano pardo. Ilhas gêmeas ao fundo
Pelicano Café/ Brown Pelican 
(Pelecanus occidentalis)

 Indy, nossa guia explicando o que iríamos fazer no passeio
Cerro Dragon ao fundo.

Começamos a trilha em direção ao Cerro Dragon (Montanha do Dragão). Assim chamado por ser um dos únicos pontos onde ainda é possível observar Iguanas Terrestres em Santa Cruz. Por ser uma ilha habitada, espécies invasoras ameaçavam o equilíbrio do lugar. Cabras comiam a vegetação enquanto cachorros e gatos caçavam os filhotes de aves e répteis. Mas o Parque Nacional de Galápagos começou um programa de erradicação das espécies introduzidas e hoje as espécies nativas tem a chance de prosperar novamente. 

Início da trilha

Enquanto subíamos em direção ao local de nidificação das Iguanas Terrestres, passamos por florestas de Palo Santo e por cactus gigantescos. O tamanho dos cactus é uma resposta evolutiva na guerra pela sobrevivência contra as Iguanas Terrestres e Tartarugas Gigantes, que dependem dos cactus para sobrevivência. Em ilhas onde comedores de cactus estão presentes os exemplares mais altos, que conseguiam escapar do estômago dos herbívoros, eram selecionados e conseguiam deixar descendentes. Hoje atingiram proporções gigantescas. Em ilhas onde não existem esses animais os cactus são muito menores. Em Galápagos, foram as plantas, mais do que os animais, que ajudaram Darwin a formular sua teoria da evolução.

Pelicano pardo sobrevoando floresta de Palo Santo
Pelicano Café/ Brown Pelican (Pelecanus occidentalis)

Cactus Gigante do gênero Opuntia

Iguana Terrestre de Galápagos, também chamada de Dragão
Galapagos Land Iguana (Conolophus subcristatus)

Continuamos nossa caminhada e estávamos chegando a nossa primeira lagoa de água salgada. Estávamos todos em silêncio, porque diferente da maioria dos animais por aqui os Flamingos são muito ariscos e não permitem uma aproximação. Fizemos a curva ansiosos na esperança de ver as aves cor de rosa. 

Lagoa de água salgada

Mas elas não estavam lá. Maçaricos e pernilongos eram as únicas aves na lagoa. Fiquei entretido com Sabiás e Tentilhões que pousavam constantemente ao meu lado. A luz não estava tão boa, mas eles estavam tão perto que fiquei por ali tirando fotos, enquanto o grupo seguiu para a lagoa da frente... 

Sabiá de Galápagos/ Sinsonte de Galápagos
Galapagos Mockingbird (Mimus parvulus)

Tentilhão/ Pinzone/ Finch

Foi então que Indy voltou para me chamar... Comecei a andar em direção a outra lagoa e logo que fiz acurva tive uma visão incrível!!! A ave rosa se destacava a frente do muro de lava preto e a água parada refletia a imagem como se fosse um espelho! Havíamos encontrado os flamingos!!! Na verdade era apenas um, mas foi o suficiente para tirar o fôlego de todo o nosso grupo! Fantástico!!!

 Flamingo americano/ Flamenco del Caribe
American Flamingo(Phoenicopterus ruber)

Flamingo americano/ Flamenco del Caribe
American Flamingo(Phoenicopterus ruber)

Nenhum comentário: