Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Galápagos: Ilhas Encantadas - Capítulo 13

Capítulo 13

As Gigantes de Galápagos

Elas prosperavam em Galápagos. Eram 14 espécies diferentes espalhadas pelo Arquipélago, totalizando 200 mil indivíduos. Hoje 3 espécies já foram extintas e restam apenas 15 mil. As Tartarugas de Gigantes Galápagos estão em perigo.

Tartaruga Gigante de Galápagos
Tortuga Gigante/ Galápagos Giant Tortoise

Primeiro vieram os piratas, que as caçavam pela sua care. Elas não ofereciam resistência, tinham bastante carne e podiam passar meses sem comida e sem água. Então, eram levadas para os navios onde funcionavam como um estoque vivo de alimento. 

Depois chegaram os baleeiros,  que também as caçavam. Porém, com o passar do tempo, ficava cada vez mais difícil encontrar tartarugas gigantes e os baleeiros tinham que buscá-las cada vez mais longe, no interior das ilhas. Então eles decidiram introduzir cabras no arquipélago. Assim quando voltassem, em uma viagem seguinte, não precisariam procurar tartarugas, iriam caçar cabras.

Sem predadores naturais, as cabras se reproduziram rapidamente e, com seu apetite voraz,  dizimaram a vegetação trazendo problemas para as espécies nativas do arquipélago, que sofriam com a falta de alimento. Animais muito inteligentes, as cabras subiam nas tartarugas para chegar às folhas das árvores mais altas. As Tartarugas Gigantes não tinham chance contra esse novo exército que já contava com 80 mil! 

Então, o Parque Nacional de Galápagos (http://galapagospark.org/) começou um programa de erradicação das espécies invasoras. 10 milhões de dólares foram gastos até que a última cabra caísse no chão. Com isso a vegetação voltou a recolonizar as áreas degradadas e as espécies nativas voltaram a prosperar. Mas o número de Tartarugas ainda era pequeno e elas sofriam com o fantasma da extinção. 

Em conjunto com o Parque Nacional, a Estação de Pesquisa Charles Darwin (Charles Darwin Research Station, CDRS: http://www.darwinfoundation.org/)  começou o programa de reprodução e reintrodução das Tartarugas Gigantes.

Diego, Tartaruga Gaigante de Española
Tortuga Gigante/ Galapagos Giant Tortoise
(Geochelone hoodensis)

Diego foi trazido do Zoológico de San Diego para o CDRS
para o programa de reprodução. Quando chegou a população 
em Española era de 15 indivíduos, Hoje essa população é de 1500

Tartarugas de diferentes espécies foram trazidas para os centros para reprodução em cativeiro. Os ovos são colocados em estufas. Após chocarem os filhotes passam por um centro de treinamento onde aprendem a escalar paredões para chegar a poças de água. Depois são colocados em um ambiente semi-selvagem, antes de serem repatriados em suas Ilhas. 

Recinto para rescém nascidos
Galapaguera (San Cristóbal)

 Eles são identificados para que possam ser repatriados
à Ilha que pertencem (Galapaguera, San Cristóbal)

 Centro de treinamento (CDRS, Santa Cruz)

Habitat semi selvagem (Galapaguera, San Cristóbal)

Habitat semi selvagem (Galapaguera, San Cristóbal)

Tartaruga Giagante de Pinta Solitário Jorge é o ultimo da espécie
Lonesone George is the last of Pinta's species
(Geochelone abingdoni)

Era nosso último dia em Galápagos, e não havia melhor maneira de encerrar essa viagem extraordinária. Subimos as montanhas de Santa Cruz em busca das tartarugas gigantes selvagens!!! E Elas estavam em toda a parte!!!

Tartarugas Gigantes de Santa Cruz em seu habitat natural
(Geochelone nigrita)

O grande objetivo dessa viagem para mim era ver as Tartarugas Gigantes em seu habitat natural. Elas são realmente gigantes, mas é o tamanho que fazem delas grandiosas, é sua história. E estar com elas é uma sensação difícil de explicar... É como mágica.

Tartarugas Gigantes de Santa Cruz em seu habitat natural
(Geochelone nigrita)

Elas deram o seu nome ao arquipélago, sofreram com piratas que as caçavam por sua carna e com espécies introduzidas que competiam por sua comida. Graças aos esforços do Parque Nacional e do Centro de Pesquisas Charles Darwin, as Tartarugas Gigantes, e todos a vida selvagem existente nas ilhas, tem uma chance de prosperar novamente.

Tartarugas Gigantes de Santa Cruz em seu habitat natural
(Geochelone nigrita)

As Tartarugas Gigantes de Galápagos são a alma e o coração desse lugar. Elas são a razão pela qual ainda podemos chamar essas Ilhas de Encantadas.

Elas são incríveis!

2 comentários:

Unknown disse...

Que sonho de viagem!!!!!!!!

Anônimo disse...

MEU SONHO É PODER COMPRAR UM GRANDE PEDAÇO DE CHÃO E TRANSFORMAR EM RESERVA ECOLOGICA FOCADA NA CRIAÇÃO E PRESERVAÇÃO DOS JABUTIS PITANGA. MARAVILHOSA SUA MATERIA, PARABÉNS!