Bartolomé: Um outro Planeta
Fomos recebidos por um dos animais mais simpáticos do arquipélago. O Pinguim de Galápagos! A única espécie de pinguim encontrada no Hemisfério Norte! Dois deles andavam desajeitadamente pelo costão rochoso tentando chegar na água enquanto um Socó de Lava olhava fixamente para o mar, pronto para pegar um peixe.
Pinguim de Galápagos/ Pingüino de Galápagos
Galapagos Penguin (Spheniscus mendiculus)
Socó de Lava/ Garza enana de las Galápagos
Lava heron (Butorides s. sundevalli)
Desembarcamos em uma praia de areia vermelha com cactus e arbustos esparços que faziam sombra para os Leões Marinhos que se abrigavam do sol quente. Era hora do mergulho! Dessa vez o mar não estava muito cheio de peixes e os leões marinhos estavam mais preocupados em descansar do que em se alimentar. Foi aí que um bicho passou rapidamente em minha frente!!! Quando percebi o que era fiquei muito impressionado!!! Aquelas criaturas desajeitadas na terra são como foguetes na água!!! Os Pinguins se impulsionam batendo as asas constantemente perseguindo cardumes com uma velocidade incrível!!! É como se eles estivessem voando dentro d'água. Após essa experiência fantástica era hora de explorar o interior da ilha.
Leão Marinho de Galápagos/ León Marino
Galapagos Sea lion (Zalophus wollebaeki)
Pinguins de Galápagos voltando após a pescaria
Pingüino de Galápagos/ Galapagos Penguin
(Spheniscus mendiculus)
Bartolomé se encontra no meio do arquipélago e é uma formação relativamente (1 milhão de anos) recente. Aqui é possível voltar no tempo e entender como essas ilhas foram formadas. Os Vulcões em Galápagos possuem um diâmetro grande e uma altura pequena. Isso acontece porque a lava demora para se solidificar e escorre lentamente pelos lados do vulcão, que adquire uma forma de escudo. Durante as erupções, gases podem causar explosões que jogam massas de lava para fora da cratera e caem na periferia. Ao se solidificarem formam cones de respingo. A poeira levantada é levada pelo vento e vai se acumulando formando cones de poeira vulcânica.
Bartolomé
O Vulcão em forma de escudo fica ao lado esq. da praia
Rocha Pináculo/ Pinnacle Rock
Tiquilia sp.
Cactus de lava/ Lava Cactus
(Brachycereus nesioticus)
Cones de respingo/ Spatter cones
A paisagem inóspita rochosa e avermelhada, combinada com a ausência de animais passa a sensação de estar andando em outro planeta. Poucos seres vivos foram capazes de colonizar o lugar. No chão, arbustos acinzentados de Tiquilia crescem sobre a poeira vulcânica e Cactus de lava se encontram esparsos, crescendo diretamente sobre rocha. Não vimos nenhum animal enquanto subíamos os 365 degraus, mas ao chegar ao topo do Vulcão a visão que se tem é de tirar o fôlego. Não é uma coincidência que esse é o lugar mais fotografado de Galápagos!!! O pôr do Sol ali é um dos mais belos que já presenciei. Foi uma maneira perfeita de encerrar o dia.
Começo da trilha para chegar ao topo do vulcão
Minha mãe e meu pai subindo os 365 degraus
Pôr do Sol em Bartolomé
Nenhum comentário:
Postar um comentário