Pesquisar este blog

quinta-feira, 12 de junho de 2008

A primeira vez a gente nunca esquece!

Fui informado no sábado à noite que faria meu primeiro pacote como guia principal. O Eder (caimaner como eu) iria me acompanhar como supervisor, o Guia de Campo era o Juarez. Cheguei na pousada Baiazinha logo depois do almoço e fiquei esperando pelos hóspedes, que chegaram perto das duas da tarde. Era um casal da Inglaterra: Karen e Terence. Fizemos uma caminhada pelos arredores e a arara azul estava em seu ninho para nos dar as boas vindas e começar bem o passeio. De noite, após a janta, fiz a apresentação de slides sobre o Pantanal e a Caiman observado pelo Thiago e pelo João, meus dois supervisores.
No dia seguinte fizemos uma caminhada na trilha do Angico Sujo e voltamos para o almoço. Durante o almoço estava conversando com a Karen e perguntei se ela tinha uma lista dos desejos, e ela respondeu: "Quero ver a Jaguatirica, a Onça e o Tamanduá". O Tamanduá é mais fácil de ser avistado, mas a Onça é muito difícil e a Jaguatirica é ainda mais. Seria uma tarefa muito difícil. Conversei com o Juarez e resolvemos mudar a programação e fazer uma focagem noturna depois do safari ao invés da caminhada noturna. O Juarez disse na brincadeira: "A gente faz a focagem e vê o Tamanduá na ida e a Onça na volta" e eu complementei: "e no meio a gente ve a Jaguatirica!" tudo na brincadeira... Depois do safari peguei o silibim e começei a focagem... Quando estávamos passando a ponte do Paizinho, onde ficam muitos jacarés, eu comecei a virar a lanterna em direção a eles e o Eder me orientou: "Não mostra os jacarés agora, mostra só na volta" nesse momento eu vi a Jaguatirica! Aí dei várias pancadas no teto do caminhão pro Juarez parar. O Eder se levantou e já estava tirando o Silibim da minha mão! Eu estava meio atordoado, o bicho era incrível! Estava do nosso lado, a uns 4 metros de distância! Eu não conseguia nem falar direito: "Olha ali! Olha ali! Olha ali! Jaguatirica! Aí o Eder viu e fez-se um silêncio dentro do Zebrão (o caminhão de safari). Ela ficou nos olhando por uns quatro minutos e entrou na mata. No momento em que ela saiu do nosso campo de visão começamos a comemorar! Foi fantástico! Meu primeiro grupo como guia e vimos uma Jaguatirica! Não podia começar melhor! Ainda mais porque constava na lista de desejos da Karen! A sensação é indescritível! Estava tão emocionado que nem lembrei de pegar a câmera pra tirar foto. Fiquei com o sorriso da Jaguatirica pelo resto do pacote! Na verdade ele permanece até hoje... Passada a euforia vimos ainda um Tamanduá Mirim que também constava da lista dos desejos! Foi o melhor dia que passei aqui no pantanal até agora!Dia seguinte acordamos para o passeio aventura: Safari matinal até o retiro Arara, passeio de cavalo até o rio Aquidauana, canoa até o retiro São Domingos e focagem vespertina até a Baiazinha. Dia cansativo, mas muito proveitoso... Pra fechar o passeio vimos um Tamanduá Bandeira.
O dia seguinte foi relaxante: Fizemos Caiman Tour, para ver os jacarés bem de perto, comemos churrasco pantaneiro no almoço e à tarde fizemos um passeio de canoa para ver o por do sol e fechar o dia com chave de ouro.
O pacote ainda não havia terminado, mas o Thiago já havia me escalado pra guiar sozinho a Fundação Bradesco no dia seguinte. Fiquei triste por não poder finalizar o meu primeiro tour, mas fiquei muito feliz por meu trabalho estar sendo reconhecido! Me despedi da Karen e do Terence e eles disseram que haviam adorado, que não queriam ir embora, que sentiam muito por eu não poder terminar o passeio com eles e pediram pra tirarmos uma foto juntos!
Fiquei muito feliz com a minha primeira vez! Acho que não poderia ter sido melhor! Como dizem por aí: A primeira vez a gente nunca esquece!

Um comentário:

Anônimo disse...

Que legal, Fabio! Adorei o seu blog!!! Desejo que você seja muito feliz aí e continue assim tendo muito sucesso com o seu trabalho.
Um beijo grande da tia Regina