Pesquisar este blog

segunda-feira, 23 de junho de 2008

Tem coisas que só a Jaguatirica faz por você!

Jaguatirica (Foto de Edir Alves, Didi)

Lá estava eu! Animado para pegar meu primeiro grupo como guia sem nenhum supervisor. E comecei na minha Pousada favorita, a Baiazinha. A programação estava montada para 3 noites. Começando com arredores e apresentação de slides. Os primeiros hóspedes chegaram para o almoço, era uma família de holandeses: Harry e Gerarda e seus filhos, Justus e Diedi (9 e 7 anos respectivamente). Antes do jantar chegaram mais dois hóspedes: Shuna, inglesa e Raphael, brasileiro... Sabia que para agradar aos holandeses teria que agradar aos filhos deles, então perguntei: "Vocês tem uma lista dos desejos?" e o Justus respondeu: "Tiger (tigre)!" O Tigre já é difícil de ser visto na Ásia, agora no Brasil já é impossível! Então respondi: "Não existem tigres aqui, mas existem Tiger Herons (Socó Boi) e eu vou achar um pra você... Tem algum outro bicho?" "Quero ver um felino!" aí respondi: "Felinos são muito difíceis de serem vistos, você precisa ter fé!" Então me virei pra Diedi e fiz a mesma pergunta e ela respondeu: "Tucano!" Fiquei bem feliz em ouvir isso, pois os tucanos não são difíceis de serem avistados. Assim prometi que acharia um tucano pra ela, um Tiger Heron pro Justos e o felino... Seria muito difícil, era um pacote de 3 noites com uma única focagem...
No dia seguinte fomos fazer o Caiman tour. Durante o percurso cumpri uma das promessas e quase deu pra cumprir a outra: avistei um Tiger Heron pro Justos e dois tucanos em uma árvore, mas eles voaram rápido... Todos conseguiram ver, exceto pela Diedi... Ela ficou triste, mas eu disse que iria achar outro tucano... O passeio prosseguiu e os garotos adoraram! Chegamos bem perto dos jacarés, tiramos fotos e ficamos bastante tempo falando sobre eles... Na volta paramos na sede para ir ao banheiro e enquanto estávamos esperando o brasileiro chegar passou um Tucano voando... Eu apontei e gritei: "Tucano voando!" Todos voltaram seus olhares pra ele, mas foi muito rápido e novamente a Diedi não o avistou. Então peguei a mão dela e disse: "Vamos achar esse tucano pra você!" Saímos rápido e na primeira curva que fizemos... Não encontramos nada! Mas eu sabia que ele havia pousado por perto e saímos procurando... Então olhei para uma árvore no meu lado direito e lá estava ele, bem do nosso lado! Deu pra ver direitinho, com todos os detalhes! E dessa vez a Diedi viu também! Só faltava o felino... A tarde fizemos uma caminhada fantástica pela trilha do Angico Sujo. Vimos um bando de queixadas, dois pica paus, um surucuá, um bando de catetos, um grupo de Macos Prego, um João Pinto do Brejo e um casal de Bugios! Todos animais incomuns, mas todos juntos, na mesma trilha, era inacreditável! Já estava muito bom! Mas ainda havia a focagem e com ela estava a nossa grande chance de completar os desejos das crianças... Começamos às 20:00 e após uma meia hora não vimos nada... Aí apareceu um lobinho, depois um grupo gigante de Queixadas, mais ou menos 100 indivíduos! Aí veio um Tamanduá Bandeira bem de longe, depois um mais de perto, depois um com o filhote e assim foi até completar cinco. E o dia era de Tamanduá mesmo! Depois de ver cinco Bandeiras o Mirim apareceu correndo do lado do Zebrão! Na volta ainda vimos um Mocho Orelhudo (coruja). A focagem estava ótima, mas o melhor ainda esta por vir: Ao passar pela ponte do Paizinho o Didi (guia de campo) gritou "olha ali!" E mais uma vez estava lá! Olhando pra gente! No mesmo lugar da primeira vez! Era ela! A Jaguatirica! Inexplicável! Esse animal tem alguma coisa especial comigo! Foi a terceira vez em 10 dias que vi esse bicho! O Eder (caimaner) está aqui há 9 meses e só a viu duas vezes! É impressionante, sempre que vejo esse bicho algo extraordinário acontece! Dessa vez ela veio pra completar o desejo das crianças! Tem coisas que só a Jaguatirica faz por você!