Na Natureza a vida pulsa por todos os lados,não importa onde você coloca seus olhos, a fauna e a flora mostram do que são capazes e é impossível não se comover com tamanha beleza por toda a parte. Infelizmente esses lugares estão ameaçados e se não fizermos nada vamos acabar sem eles.Esse blog é um tributo à vida selvagem e um lembrete de que a vida pode ser maravilhosa.
Pesquisar este blog
segunda-feira, 30 de junho de 2008
Bicho do dia
sábado, 28 de junho de 2008
Quem não tem Onça caça com Jaguatirica
quinta-feira, 26 de junho de 2008
Bicho do dia
terça-feira, 24 de junho de 2008
Bicho do dia
segunda-feira, 23 de junho de 2008
Tem coisas que só a Jaguatirica faz por você!
Lá estava eu! Animado para pegar meu primeiro grupo como guia sem nenhum supervisor. E comecei na minha Pousada favorita, a Baiazinha. A programação estava montada para 3 noites. Começando com arredores e apresentação de slides. Os primeiros hóspedes chegaram para o almoço, era uma família de holandeses: Harry e Gerarda e seus filhos, Justus e Diedi (9 e 7 anos respectivamente). Antes do jantar chegaram mais dois hóspedes: Shuna, inglesa e Raphael, brasileiro... Sabia que para agradar aos holandeses teria que agradar aos filhos deles, então perguntei: "Vocês tem uma lista dos desejos?" e o Justus respondeu: "Tiger (tigre)!" O Tigre já é difícil de ser visto na Ásia, agora no Brasil já é impossível! Então respondi: "Não existem tigres aqui, mas existem Tiger Herons (Socó Boi) e eu vou achar um pra você... Tem algum outro bicho?" "Quero ver um felino!" aí respondi: "Felinos são muito difíceis de serem vistos, você precisa ter fé!" Então me virei pra Diedi e fiz a mesma pergunta e ela respondeu: "Tucano!" Fiquei bem feliz em ouvir isso, pois os tucanos não são difíceis de serem avistados. Assim prometi que acharia um tucano pra ela, um Tiger Heron pro Justos e o felino... Seria muito difícil, era um pacote de 3 noites com uma única focagem...
No dia seguinte fomos fazer o Caiman tour. Durante o percurso cumpri uma das promessas e quase deu pra cumprir a outra: avistei um Tiger Heron pro Justos e dois tucanos em uma árvore, mas eles voaram rápido... Todos conseguiram ver, exceto pela Diedi... Ela ficou triste, mas eu disse que iria achar outro tucano... O passeio prosseguiu e os garotos adoraram! Chegamos bem perto dos jacarés, tiramos fotos e ficamos bastante tempo falando sobre eles... Na volta paramos na sede para ir ao banheiro e enquanto estávamos esperando o brasileiro chegar passou um Tucano voando... Eu apontei e gritei: "Tucano voando!" Todos voltaram seus olhares pra ele, mas foi muito rápido e novamente a Diedi não o avistou. Então peguei a mão dela e disse: "Vamos achar esse tucano pra você!" Saímos rápido e na primeira curva que fizemos... Não encontramos nada! Mas eu sabia que ele havia pousado por perto e saímos procurando... Então olhei para uma árvore no meu lado direito e lá estava ele, bem do nosso lado! Deu pra ver direitinho, com todos os detalhes! E dessa vez a Diedi viu também! Só faltava o felino... A tarde fizemos uma caminhada fantástica pela trilha do Angico Sujo. Vimos um bando de queixadas, dois pica paus, um surucuá, um bando de catetos, um grupo de Macos Prego, um João Pinto do Brejo e um casal de Bugios! Todos animais incomuns, mas todos juntos, na mesma trilha, era inacreditável! Já estava muito bom! Mas ainda havia a focagem e com ela estava a nossa grande chance de completar os desejos das crianças... Começamos às 20:00 e após uma meia hora não vimos nada... Aí apareceu um lobinho, depois um grupo gigante de Queixadas, mais ou menos 100 indivíduos! Aí veio um Tamanduá Bandeira bem de longe, depois um mais de perto, depois um com o filhote e assim foi até completar cinco. E o dia era de Tamanduá mesmo! Depois de ver cinco Bandeiras o Mirim apareceu correndo do lado do Zebrão! Na volta ainda vimos um Mocho Orelhudo (coruja). A focagem estava ótima, mas o melhor ainda esta por vir: Ao passar pela ponte do Paizinho o Didi (guia de campo) gritou "olha ali!" E mais uma vez estava lá! Olhando pra gente! No mesmo lugar da primeira vez! Era ela! A Jaguatirica! Inexplicável! Esse animal tem alguma coisa especial comigo! Foi a terceira vez em 10 dias que vi esse bicho! O Eder (caimaner) está aqui há 9 meses e só a viu duas vezes! É impressionante, sempre que vejo esse bicho algo extraordinário acontece! Dessa vez ela veio pra completar o desejo das crianças! Tem coisas que só a Jaguatirica faz por você!
quinta-feira, 19 de junho de 2008
Bicho da noite
Bicho do dia
quarta-feira, 18 de junho de 2008
The Biggest Twitch
A fé move montanhas!
Lá estava eu! Pronto pra dividir mais um pacote com o Vitinho. Estávamos com seis hóspedes muito animados! Um casal de portugueses, um casal de australianos e um casal de ingleses. No segundo dia do pacote já havíamos visto muitos bichos. Naquele momento, estávamos saindo para fazer o circuito da baiazinha e voltaríamos fazendo focagem noturna. O circuito foi fantástico! Os hóspedes tiraram fotos maravilhosas! Ainda vimos dois Tamanduás Bandeira, sendo um com o filhote nas costas! No entanto a focagem não foi muito boa. Vimos somente dois mamíferos meio comuns: Veado catingueiro e Lobinho. O terceiro dia começou com Caiman tour... No Safari de volta vimos um lobinho e não demos muita importância pois já havíamos visto antes e passamos por ele rapidamente... Logo depois que chegamos na Baiazinha a Fernanda (responsável pelo treinamento dos guias) chegou junto com o grupo que ela estava guiando: um casal de americanos muito bacana que quer bater o recorde mundial de aves avistadas em um ano. Eles disseram que viram o mesmo lobinho que nós, mas 20 minutos depois. E ele estava com o pelo todo eriçado! Quando eles olharam pra mata entenderam porque: A Jaguatirica estava ali! Na frente do lobinho e de todos eles! Nós a perdemos por alguns instantes... Durante o almoço contei para os hóspedes a história da primeira vez que vi a Jaguatirica ("A primeira vez a gente nunca esquece") e a Jenny falou: "você bem que podia achar uma Jaguatirica pra gente" e eu respondi: "Você tem que ter fé! Você tem que ter fé!" Fizemos um passeio de canoa a tarde e durante o jantar os hóspedes estavam discutindo se iriam ou não na focagem porque estava muito frio... A Jenny me perguntou: "Nós não vimos quase nada ontem, nós vamos ver algo hoje?" Eu respondi: "Cada dia é um dia diferente aqui no Pantanal! A Jaguatirica está por perto. Você tem que ter fé!" Então ela decidiu ir. Saímos às 20:00 e quando estávamos passando pelo melhor ponto da Caiman para ver onças decidimos parar e usar o esturrador (aparelho que imita o som da onça). Depois de uns cinco minutos vimos algo se movimentando! Estava saindo dos arbustos e tinha uma forma de felino! Mas não era a onça! Era ela! A Jaguatirica! Mais uma vez! Incrível! Indescritível! A Jaguatirica já é meu animal favorito no Pantanal! Sempre que falo nela algo mágico acontece! Duas Jaguatiricas em menos de 10 dias! Inacreditável! Passou em frente ao caminhão! A menos de um metro da gente!A focagem prosseguiu e foi maravilhosa, vimos mais cinco espécies de mamíferos! Ao término do passeio disse aos hóspedes: "Como vocês puderam observar cada dia é um dia diferente aqui no Pantanal! Às vezes nós vemos pouco, as vezes nós vemos muito! E hoje nós vimos um felino! A Jaguatirica! É preciso ter fé, porque a fé move montanhas!"
terça-feira, 17 de junho de 2008
Bicho da noite
Bicho do dia
domingo, 15 de junho de 2008
Bicho do dia
Nem tudo que reluz é onça
sábado, 14 de junho de 2008
Bicho do dia
Avistado na trilha da Cordilheira do 11
quinta-feira, 12 de junho de 2008
A primeira vez a gente nunca esquece!
No dia seguinte fizemos uma caminhada na trilha do Angico Sujo e voltamos para o almoço. Durante o almoço estava conversando com a Karen e perguntei se ela tinha uma lista dos desejos, e ela respondeu: "Quero ver a Jaguatirica, a Onça e o Tamanduá". O Tamanduá é mais fácil de ser avistado, mas a Onça é muito difícil e a Jaguatirica é ainda mais. Seria uma tarefa muito difícil. Conversei com o Juarez e resolvemos mudar a programação e fazer uma focagem noturna depois do safari ao invés da caminhada noturna. O Juarez disse na brincadeira: "A gente faz a focagem e vê o Tamanduá na ida e a Onça na volta" e eu complementei: "e no meio a gente ve a Jaguatirica!" tudo na brincadeira... Depois do safari peguei o silibim e começei a focagem... Quando estávamos passando a ponte do Paizinho, onde ficam muitos jacarés, eu comecei a virar a lanterna em direção a eles e o Eder me orientou: "Não mostra os jacarés agora, mostra só na volta" nesse momento eu vi a Jaguatirica! Aí dei várias pancadas no teto do caminhão pro Juarez parar. O Eder se levantou e já estava tirando o Silibim da minha mão! Eu estava meio atordoado, o bicho era incrível! Estava do nosso lado, a uns 4 metros de distância! Eu não conseguia nem falar direito: "Olha ali! Olha ali! Olha ali! Jaguatirica! Aí o Eder viu e fez-se um silêncio dentro do Zebrão (o caminhão de safari). Ela ficou nos olhando por uns quatro minutos e entrou na mata. No momento em que ela saiu do nosso campo de visão começamos a comemorar! Foi fantástico! Meu primeiro grupo como guia e vimos uma Jaguatirica! Não podia começar melhor! Ainda mais porque constava na lista de desejos da Karen! A sensação é indescritível! Estava tão emocionado que nem lembrei de pegar a câmera pra tirar foto. Fiquei com o sorriso da Jaguatirica pelo resto do pacote! Na verdade ele permanece até hoje... Passada a euforia vimos ainda um Tamanduá Mirim que também constava da lista dos desejos! Foi o melhor dia que passei aqui no pantanal até agora!Dia seguinte acordamos para o passeio aventura: Safari matinal até o retiro Arara, passeio de cavalo até o rio Aquidauana, canoa até o retiro São Domingos e focagem vespertina até a Baiazinha. Dia cansativo, mas muito proveitoso... Pra fechar o passeio vimos um Tamanduá Bandeira.
O dia seguinte foi relaxante: Fizemos Caiman Tour, para ver os jacarés bem de perto, comemos churrasco pantaneiro no almoço e à tarde fizemos um passeio de canoa para ver o por do sol e fechar o dia com chave de ouro.
O pacote ainda não havia terminado, mas o Thiago já havia me escalado pra guiar sozinho a Fundação Bradesco no dia seguinte. Fiquei triste por não poder finalizar o meu primeiro tour, mas fiquei muito feliz por meu trabalho estar sendo reconhecido! Me despedi da Karen e do Terence e eles disseram que haviam adorado, que não queriam ir embora, que sentiam muito por eu não poder terminar o passeio com eles e pediram pra tirarmos uma foto juntos!
Fiquei muito feliz com a minha primeira vez! Acho que não poderia ter sido melhor! Como dizem por aí: A primeira vez a gente nunca esquece!
Bicho do dia
quarta-feira, 11 de junho de 2008
Bicho do dia
terça-feira, 10 de junho de 2008
Bicho da noite
domingo, 8 de junho de 2008
Bicho do dia
sábado, 7 de junho de 2008
Bicho do dia
sexta-feira, 6 de junho de 2008
Bicho do dia
quinta-feira, 5 de junho de 2008
Resumo do mês
Passei por todos os setores do hotel: Alimentos e bebidas, recepção, manutenção etc . Saí pra encilhar cavalos, vacinar a tropa, tocar a boiada, tomar tereré (uma erva parecida com a do chimarrão, mas se toma gelada e em chifre de boi).
O alojamento é muito bom! Cada guia tem um quarto individual com banheiro privativo, temos piscina, academia, area coberta com churrasqueira. Conheci uns hóspedes bem legais, a BBC estava aqui filmando um documentário e eu conversei bastante com o diretor/cinegrafista do filme. É a continuação de um documentário chamado planet erth e deve estar pronto no final do ano. Vai ser o documentário mais caro do mundo... Então deve ser muito bom!
No dia do meu aniversário o pessoal, que é muito legal, organizou uma festinha pra mim. Teve até fogueira! Pena que a Onça não apareceu pra tomar uma cerveja... Ia ser bem legal por causa do trato: quem ve onça paga uma caixa de cerveja. Não vejo a hora de pagar a minha.
Outro dia andei de quadriciclo pra ver se da pra fazer umas trilhas novas com os hóspedes e foi muito divertido! O negócio é um tratorzinho! Anda em qualquer tipo de terreno.
Também já fizemos treinamento em primeiros socorros com um dos melhores professores do Brasil! Foi muito bom!
Já acompanhei dois pacotes como guia em treinamento e deu pra tirar uma boa grana com gorjetas!
Tá animal aqui!
Bicho do dia
segunda-feira, 2 de junho de 2008
Uma semana de labuta
Pegando a estrada pra Sede
Pela ponte
Dia de Peão
Passeio de Voadeira
Ninhos de Tuiuiu e Arara Azul em Manduvi
Caiman Tour
Primeiro chamamos os Jacarés
E eles vêm
E vêm mesmo
...
Canoa
Volta pra casa
Tem dias que não da pra saber
onde acaba o céu e começa a terra
E tem dias que não da pra saber
onde é o céu e onde é a terra