Pesquisar este blog

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

África Selvagem: Capítulo 9

Capítulo 9: Cara a cara com o animal mais perigoso da África

Acordamos um pouco mais tarde para o passeio de mekoro (canoa usada pelos bushmen). Como os Hipopótamos são muito perigosos é preciso esperar que todos estejam na água antes de entrar... Tomamos o café tranquilamente em volta da fogueira

Café da manhã em volta da fogueira
Foto de Sérgio Paschoal

Companheiro de café da manhã
Foto de Sérgio Paschoal

Greater blue-eared Satarling
(Lamprotornis chalybaeus)

A idéia de entrar em uma lagoa cheia de Hipopótamos era um pouco amedrontadora. O Hipopótamo é o animal que mais mata gente na África e as mekoros eram bem pequenas comparadas a um bicho que pode chegar a 3 toneladas! Para minha "sorte" eu era o mais jovem entre todos os hóspedes, e por isso fui escolhido para ficar com o guia que entraria primeiro...

Eu e minha mãe ouvindo atentamente as instruções de Keone
Foto de Sérgio Paschoal

Entrando na lagoa cheia de hipopótamos
Foto de Sérgio Paschoal

O rifle era necessário para nossa proteção, mas indicava que era perigoso e acrescentava uma tensão ao passeio. Entramos na lagoa e os hipopótamos estavam aglomerados no meio, só era possível ver as orelhas, olhos o focinho dos animais

Hipopótamos no meio da lagoa
Foto de Fábio Paschoal

Mas ao lado desse grupo havia uma mãe que tinha se afastado junto com o filhote e eles estavam em frente à passagem para as canoas! Ambos estavam tranqüilos, submergidos como os outros, mas foi só chegar mais perto...

Mãe Hipopótamo em postura de intimidação

A mãe se levantou rapidamente colocando o tronco para fora da água, deixando claro que estávamos próximos demais! E lá estava eu, sentado em uma canoa instável, cara a cara com o animal mais perigoso da África, na situação mais perigosa que existe: Uma mãe protegendo o filhote! Tirei o que poderia ser a minha última foto! Keone falava em Setswana com os outros guias e gritava na direção do Hipopótamo! Foi só um aviso! A mãe se afastou com o filhote e tudo ficou calmo na lagoa.


Nenhum comentário: