Pesquisar este blog

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

África Selvagem: Capítulo 5

Capítulo 5: Algumas regras existem para serem quebradas

Entre todos os felinos da África o Caracal e o Leopardo eram os que eu mais gostaria de ver. Como estávamos em um deserto era bem improvável ver um Leopardo. Então aproveitei a pausa do lanche para perguntar ao George sobre as nossas chances de ver um Caracal. Ele respondeu: "O Caracal está na lista dos bichos mais desejados de todas as pessoas que visitam a África freqüentemente, junto com o Pangolim e o Aardvark o Caracal é um dos animais mais difíceis de serem vistos por aqui!" Perguntei a ele quantas vezes ele havia visto o Caracal. Ele, um guia experiente, respondeu: "Uma única vez! E aqui em Nxai Pan é ainda mais difícil! O Caracal é um animal de hábitos noturnos e como estamos em um parque nacional não podemos fazer focagem nem sair da estrada! Mas..." Completei: "Nunca se sabe... Certo?". Após o por do Sol entramos no carro e começamos a voltar para o acampamento! O dia havia sido fantástico, mas ainda era o segundo dia de viagem e o fuso horário ainda era um problema! Já estava muito escuro e tudo o que víamos era a estrada à nossa frente. Era uma luta épica manter os olhos abertos. A cada piscada eles demoravam mais tempo para abrir novamente! Mas eu sabia que havia a chance de algo cruzar nosso caminho! Já guiei pessoas que deixaram de ver a Onça porque Ela passou muito rápido na frente do caminhão! Assim me ajeitei na cadeira, tomei uma água e foquei meu olhar na estrada! Foi aí que um vulto cruzou em frente ao carro! A silhueta era inconfundível! Era um felino com certeza! Perguntei: "Era um Caracal?!" George não precisou me responder, ele tirou o carro da estrada para ir atrás do bicho! O motor foi desligado e silêncio reinava! Era como se o tempo tivesse parado e tudo que existia no universo estava sendo iluminado pelo farol do carro! Bem na nossa frente estava Ele! O Caracal! A 10m de distância! Lindo! Olhando fixamente para nós! Sabia que aquele era um momento muito especial e por isso preferi não me preocupar em tirar fotos. Fiquei apenas observando aquele bicho maravilhoso! Após alguns minutos ele se levantou! Nós o seguimos até que Ele entrou nos arbustos. George se virou para nós e disse: "Eu não podia sair da estrada, mas eu queria muito que vocês vissem esse bicho!" Foi muito emocionante! Abracei todo mundo depois disso! Foi um momento Fantástico!

Fiquei muito agradecido ao George por ter feito isso! Era um bicho que era muito especial, não só pra mim, mas para ele também! Se ele fosse um guia normal, teria seguido as regras e nós nunca saberíamos que o Caracal cruzou nosso caminho! Mas ele era um excelente guia e sabia que naquele momento as regras tinham que ser quebradas! Foi um dia mágico!

Caracal Felis caracal
Foto retirada do site:


Pangolin Smutsia temminckii
Foto retirada do site:


Aardvark Orycteropus afer
Foto retirada do site
http://www.arkive.org/media/09/097609F7-8FB2-49FE-9B46-1E085A3027C7/Presentation.Large/photo.jpg

Nenhum comentário: