Pesquisar este blog

domingo, 14 de fevereiro de 2010

África Selvagem: Capítulo 1

Estava preste a embarcar para a viagem dos meus sonhos! Desde criança sempre fui obcecado por animais, meu quarto era lotado com livros e mais livros sobre bichos e sempre que meus pais podiam me levar em algum lugar, eu pedia para ir ao zoológico. Com o passar do tempo essa paixão foi crescendo e decidi estudar esses bichos, fui fazer biologia! Fiz também um curso de turismo, e assim que surgiu a oportunidade rumei para o Pantanal para trabalhar como guia. Foi lá que decidi que iria fazer a viagem que sempre quis fazer desde pequeno: Iria para a África!

Capítulo 1: Toda grande jornada tem um grande começo

Dormi mal essa noite... É sempre assim quando subo em um avião. Estava quase chegando ao destino que sempre quis chegar, estava prestes a pisar na África! E como toda grande jornada tem um grande começo, a minha não poderia ser diferente: Começou muito mal! Chegamos em Botswana como o planejado, mas nossas malas haviam ficado na África do Sul e permaneceram por lá! Entrei na salinha de reclamações expliquei o meu problema e a mulher responsável pelo departamento de malas perdidas já foi logo me tranqüilizando: "Perdeu as malas? Não se preocupe! Isso sempre acontece por aqui. Em dois dias elas devem ser entregues pra você." Muito mais "tranqüilo", especialmente pelo fato de que minhas malas DEVERIAM ser entregues em dois dias, e equipado somente com as roupas do corpo, meu binóculo e minha câmera pensei: "Tenho tudo que preciso comigo... Quer saber? Dane-se! Eu estou na África!" Entreguei o pepino nas mãos da agência e e segui com os meus pais para a pista de pouso para pegar um avião que iria nos deixar em Nxai Pan Camp.

Aeroporto de Maun, Botswana (Foto de Sérgio Paschoal)

Encontramos com o piloto que nos conduziria até nosso aeronave. No caminho fomos passando por vários aviões super bonitos e modernos! Mas entre todas essas máquinas da aviação ultra high tech havia uma que se destacava!

Teco Teco (Foto de Sérgio Paschoal)


Um teco teco muito velho! Pois bem, esse teco teco era o nosso avião! E a viagem até o nosso acampamento correspondeu totalmente às nossas expectativas: Foi apavorante! Só nos acalmamos quando as rodas do avião tocaram na pista de pouso, no coração de Botswana! Estávamos em Nxai Pan, A Grande Planície! Logo que descemos nossos guias vieram nos receber: "Sejam bem vindos a Nxai Pan, meu nome é George como: Goerge! George! George of the Jungle! E esse é Keiza. Nós seremos os guias de vocês!"


Mãe, eu, George e Keiza (Foto de Sérgio Paschoal)

Subimos no carro aliviados com a certeza de que aquele era um veículo muito mais seguro que a lata velha em que estávamos antes. O carro nem bem começou a andar e meus olhos não paravam! Checavam os flancos do carro a todo instante. Estava maluco pra ver o primeiro bicho em solo Africano! De repente, um bicho começou a pular do lado do carro! "Para! Para! Para!" Aquele não era um bicho qualquer! Era o menor antílope das planícies de Nxai Pan! O Steinbuck!

Steinbuck Raphicerus campestris (Foto de Fábio Paschoal)

Sei que a reação da maioria das pessoas ao ver o Steinbuck seria: "É só um veadinho." Mas ver esse bicho tinha um significado muito maior: Eu estava na África com que sempre sonhei, a África Selvagem!

Um comentário: