Pesquisar este blog

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

África Selvagem: Capítulo 8

Capítulo 8: Okavango Delta, o Oásis no meio do deserto

O rio Okavango nasce nas montanhas de Angola e percorre um grande caminho antes de chegar em Botswana quando desagua na planície formando um gigantesco oásis no meio do deserto do Kalahari! Um lugar perfeito para a vida selvagem! Nossos guias, Keone e Baruti haviam visto Guepardos naquela manhã! Assim no nosso primeiro passeio em Kwara nós iríamos rastrear os Guepardos! Fiquei entusiasmado já que Kwara Camp tem uma grande vantagem com relação a Nxai Pan Camp: Kwara fica em uma concessão particular, isso significa que é permitido sair das estradas para rastrear os animais!
Antes de sair para o safári Keone nos avisou: "Nós temos que ser rápidos porque os Guepardos se movem depressa!" E lá fomos nós para o carro!


Carro de Safari
Foto de Fábio Paschoal

E o negócio era um trator que andava velozmente sem tomar conhecimento do terreno! Keone afundou o pé no acelerador e nós tínhamos que nos virar para nos esquivarmos dos galhos que passavam a centímetros de nossas cabeças! O Okavango Delta é fantástico! A vida está em todos os lugares!

Hipopótamos (Hippopotamus amphibius)


Elefante (Loxodonta africana)
em posição de intimidação


Lechwe (Kobus leche)

Hipopótamos, Elefantes, Girafas, Antílopes e inúmeras aves, que eu ainda não havia visto, passavam à minha frente! Mas os Guepardos eram mais importantes!
Um temporal estava se armando! Keone parou o carro e nos forneceu capas de chuva. Logo em seguida a água começou a desabar! Continuamos na busca! Baruti, nosso rastreador indicava o caminho enquanto Keone acelerava cada vez mais! Então o carro parou! A chuva parou! O tempo parou! Baruti apontou para os arbustos... e do meio do capim alto Eles surgiram! 3 Guepardos! Baruti fez um sinal para Keone e nós passamos os felinos e paramos atrás de uma elevação do terreno! A Angústia aumentava! Não via a hora de apertar o botão da minha máquina e registrar aquele momento! Um a um foram subindo e se ajeitaram ao lado da árvore bem na nossa frente! Clique! Clique! Clique!


Guepardos (Acinonyx jubatus)


Foto da foto
Foto de Sérgio Paschoal

Guepardos (Acinonyx jubatus)


Guepardos (Acinonyx jubatus)


Guepardos (Acinonyx jubatus)

Foi Fantástico! Mas durou pouco... Logo após tirar essas fotos a chuva voltou muito forte! Os Guepardos, 3 irmãos, se moveram em direção a um grupo de Tsessebes (um antílope parecido com o Gnu)! Eles pararam onde a grama era alta e se sentaram só era possível ver os seis olhos acima da grama alta! Um dos Guepardos saiu para tentar dar a volta e fazer uma emboscada, mas os tsessebes perceberam e correram antes dos irmãos assumirem uma posição favorável... O ataque foi abortado! Como a chuva era muita e a luminosidade pouca, nós decidimos voltar para o acampamento, mas foi uma experiência incrível!

Nenhum comentário: