Pesquisar este blog

quarta-feira, 3 de março de 2010

África Selvagem: Capítulo 15

Capítulo 15: Chobe, O Paraíso dos Elefantes

Após o almoço era hora de deixar Lagoon Camp. Saímos levando momentos inesquecíveis e deixando muita saudade. Vundi foi o melhor guia que tive na África, e um dos melhores que já conheci. Mas era a hora de pegar o avião e ir para Chobe.

Chobe é um Parque Nacional que possui a a maior concentração de elefantes no mundo, é famoso por sua vida selvagem, sendo um dos locais mais procurados de Botswana pelos turistas. Mas ao chegar em Chobe confesso que a magia da viagem se perdeu um pouco... A influência humana é muito presente. Do avião vimos queimadas, criações de gado e cidades, muito diferente das outras partes de Botswana que visitamos onde não se via nenhum resquício de civilização. Mesmo assim ainda era possível ver a vida selvagem cruzando nosso caminho

Elefantes cruzando o rio

Ficamos no Chobe Safari Lodge, um hotel todo decorado com mais de 80 quartos equipados com TV e ar condicionado que me fez sentir falta das super tendas.

Restaurante do Chobe Safari Lodge
Foto de Sérgio Paschoal

meus pais em frente à piscina do Chobe Safari Lodge
Foto de Fábio Paschoal

Quarto do Chobe Safari Lodge
Foto de Sérgio Paschoal

Saímos para nosso primeiro Safári e foi muito decepcionante! O "guia" que estava com a gente era terrível! Pra mim era uma ofensa ele ser chamado de guia! Ele era um motorista que apontava para um bicho e dizia o nome dele. A especialidade dele era avistar animais gigantescos a uma distância muito próxima! Mas não parava por aí! Ele se aproximava tanto antes de parar que os bichos se assustavam e saiam correndo até parar bem longe de nós! Ainda bem que estava com meus binóculos! A velocidade também era uma de suas características marcantes! As paradas para os mamíferos duravam cinco minutos no máximo! E quando eu pedia pra ele parar pra alguma ave, a parada era mais rápida que um Guepardo perseguindo uma Gazela! Era impossível tirar uma boa foto! Um outro problema de Chobe são os inúmeros carros que congestionam as estradas! Em algumas horas em que estávamos parados observando algum animal e outro carro queria passar, o "guia" acelerava para assustar os bichos e facilitar a passagem do carro dele! Um Absurdo! Vale a pena pela vida selvagem!

Lagarto Monitor
(Varanus niloticus)

Long-tailed Paradise Whyda
(Vidua paradisaea)

Greater Kudu
(Tragelaphus strepsiceros)

Filhote de elefante mamando

Nenhum comentário: