Pesquisar este blog

segunda-feira, 1 de março de 2010

África Selvagem: Capítulo 13

Capítulo 13: Em busca dos últimos Cachorros Selvagens

A população de Cachorros Selvagens já chegou a mais ou menos 500.000 indivíduos e eles eram encontrados por toda a África. Hoje o cenário é muito diferente. Eles foram dizimados pela perda de habitat e pelos criadores de gado que os matam, até hoje, para protegerem seus rebanhos! Hoje eles são uns dos animais mais ameaçados de extinção no mundo restando apenas 5.000 indivíduos aproximadamente. Existem apenas 3 grandes populações com centenas de indivíduos, duas na Tanzânia e uma no norte de Botswana! Assim, Linyanti, no norte de Botswana, era a nossa grande chance de encontrar esses animais tão raros!
Obs: Hoje existem projetos para a conservação desses animais como o Painted Dog Research Project e o Botswana Predator Conservation Trust (http://www.bpctrust.org/index.html).

Após o café da manhã em volta da fogueira saímos para o Safári. Vundi era um guia excelente, ele mostrava o animal, deixava a gente observar os detalhes e sempre tinha alguma informação interessante sobre o bicho que estávamos vendo.
Saindo para o Safári, com Girafas no meio da estrada
Foto de Fábio Paschoal

Southern Yellow-billed Hornbill
(Tockus leucomelas)

Black-collared Barbet
(Lybius torquatus)

Red-billed Hornbill
(Tockus erythrorhynchus)

Lilac-breasted Roller
(Coracias caudatus)

Hiena
(Crocuta crocuta)

Eu tirando foto do Elefante
Foto de Sérgio Paschoal

O dia estava ótimo e já havíamos visto muita coisa. De repente o rádio chama! "Vundi! Vundi! Tá na escuta?" Vundi respondeu o rádio... Sempre que o rádio tocava era porque algo interessante estava acontecendo! Sabia que havia mais um grupo andando no parque e aquele chamado deveria ser algo importante, mas toda a conversa foi em Setswana e não havia modo de saber o que eles estavam falando. Vundi desligou o rádio e disse Eles acharam os Cachorros Selvagens! Se segurem porque nós vamos até lá!" Saímos em disparada! O maior problema não eram os galhos das árvores, mas o capim! O nome dado ao capim é muito propício: Spear grass (Capim lança)! E nós sentimos na pele, literalmente porque ele é chamado assim: Como estávamos rápido as sementes do capim fincavam em nós como se fossem lanças! Mas valia a pena passar por isso pelos Cachorros Selvagens! O tempo passava, a tensão aumentava e o encontro se aproximava! Avistamos o outro carro de longe! Só que a grama estava alta e era impossível ver qualquer coisa que estivesse no chão! Mas ao fazer a curva...

Cachorros selvagens
(Lycaon pictus)

Cachorro selvagem com a cara vermelha de sangue
(Lycaon pictus)

Cachorro selvagem
(Lycaon pictus)

Cachorro selvagem
(Lycaon pictus)

O pessoal que nos chamou pelo rádio

Lá Estavam eles! Os Cachorros selvagens, uma das espécies mais ameaçadas do mundo! Hoje eles estão protegidos em Botswana! Chegamos logo após o café da manhã, eles lambiam os ossos do que um dia deve ter sido um Impala! Suas caras estavam cheias de sangue e seus estômagos cheios de comida! Era hora da Sesta! Foi Fantástico!

Cachorro selvagem
(Lycaon pictus)

Cachorro selvagem
(Lycaon pictus)

Nenhum comentário: