Pesquisar este blog

terça-feira, 2 de março de 2010

África Selvagem: Capítulo 14

Capítulo 14: O Fantasma da África

O Leopardo é um dos animais mais furtivos da África! Sua população é maior que o dobro das populações de leão e guepardo juntas! No entanto, é muito mais difícil ver um Leopardo em um safári do que qualquer outro grande felino!

O carro parou! Vundi desceu para nos mostrar uma pegada. Havia chovido na noite anterior, então não havia dúvida, era uma pegada recente! O Leopardo tinha passado por aquele caminho naquela manhã! Voltamos para o carro e após andar alguns metros nos deparamos com um grande grupo de Impalas. Eles estavam tranqüilos. Enquanto alguns comiam outros erguiam as cabeças e observavam em busca de algum perigo! De repente algo atraiu a atenção dos impalas e todos levantaram a cabeça e fixaram o olhar no mesmo local! Paramos o carro! A tensão era muito grande! Os impalas estavam agitados e não tiravam os olhos dos arbustos! Não havia dúvida, o Leopardo estava ali! Esperando o momento para atacar! Mas os impalas perceberam e saíram correndo antes do predador partir para o ataque! Saímos em direção aos arbustos, procuramos em todos os lugares, mas Ele havia desaparecido como um fantasma!
Naquela noite comentei com Vundi que o Leopardo estava na lista dos meus animais mais desejados!Eu gostaria muito de comparar com a Onça! Vundi respondeu: "Na semana passada um Leopardo foi avistado no sul do parque junto com o filhote... Muito próximo do local onde achamos a pegada. Amanhã vamos para lá! Eles devem estar naquela área novamente!" Leopardos são mais ativos à noite e nós dois sabíamos que seria muita sorte encontrar com um durante o dia, mas valia a pena tentar...
Acordamos cedo e saímos em direção ao sul do Parque. A luz ainda era baixa, o céu se coloria de laranja anunciando a chegada do sol, foi nesse momento que uma silhueta inconfundível surgiu!

Leopardo (Panthera pardus)

"É um filhote de Leopardo!" disse Vundi! Meu coração disparou! Meu maior desejo na África era tirar uma foto de Leopardo de dia! A adrenalina aumentava a cada centímetro enquanto nos aproximávamos! O sol subia aumentando minhas chances de tirar uma boa foto! Minha angústia era enorme! Não via a hora de apertar o botão! Paramos a 5 metros de distância! Era uma fêmea de 1 ano e meio! Linda! Com essa idade a mãe já deixa o filhote explorar o ambiente sozinho enquanto sai para caçar! Ela havia acabado de acordar e bocejava na nossa frente! Tirei minha primeira foto! E a partir daí não parei mais...

Leopardo (Panthera pardus)

Leopardo (Panthera pardus)

Leopardo (Panthera pardus)

Leopardo (Panthera pardus)

Após um tempo ela avistou horbills na árvore e decidiu tentar pegá-los! Escalou a árvore e pulava de um lado para o outro tentando agarrar uma possível presa! As aves pareciam brincar com Ela, pois logo após escaparem de um ataque pousavam próximos, esperando outra investida antes de alçarem vôo novamente! Então o leopardo cansou! Deitou em um tronco e estendeu as patas para baixo como se precisasse tomar fôlego!

Leopardo subindo na árvore e horbills voando
Foto de Sérgio Paschoal

Leopardo armando o bote (Panthera pardus)

Leopardo tomando fôlego (Panthera pardus)

Os Hornbills se dirigiram para uma árvore mais à frente e lá foi Ela atrás das aves! Assim que Ela chegou na copa os Horbills voaram para a árvore onde estavam anteriormente! Foi então que o seu olhar se fixou no horizonte! Uma Hiena se aproximava! O Leopardo ficou inseguro, mas em cima da árvore não corria perigo!

Leopardo descendo da árvore (Panthera pardus)

Leopardo (Panthera pardus) avistando Hiena

Leopardo (Panthera pardus) observando Hiena se afastando

A Hiena passou sem tomar conhecimento de que Ela estava ali! Os filhotes de Leopardo são totalmente dependentes da mãe para se defenderem e para comer. Só a partir dos dois anos e meio, quando já aprenderam as técnicas de caça começam a se virar sozinhos. Mas a fêmea que estava conosco ainda era jovem e era engraçado vê-la caçar! Ela avistou um pássaro em uma poça e foi se aproximando! Mas ela não se agachou como se esperaria de um Leopardo caçando! O pássaro a avistou de longe e voou para um lugar seguro! Então ela desistiu de caçar e parou na poça para tomar água!

Leopardo (Panthera pardus) de um ano e meio
se aproximando de pássaro

Leopardo (Panthera pardus)

Leopardo (Panthera pardus)

Leopardo (Panthera pardus)

Leopardo (Panthera pardus)

Leopardo (Panthera pardus)

Após beber um pouco Ela sentou em uma sombra, ficou por alguns minutos e entrou silenciosamente nos arbustos! Vundi se virou e eu disse: "Isso foi fantástico!" Todos se abraçaram no carro! Quando começamos a ir embora Ela voltou, como se estivesse se despedindo! Subiu em uma árvore caída e se foi, assim como nós!


Leopardo (Panthera pardus)

Leopardo (Panthera pardus)

Simplesmente espetacular!