Capítulo 5: As belezas do rio Cristalino
Pegamos o barco bem cedo, a névoa característica das manhãs amazônicas nos envolvia criando uma atmosfera misteriosa e intrigante. O vento era inexistente fazendo com que a superfície da água ficasse imóvel, formando um espelho perfeito.
Névoa típica das manhãs amazônicas
Espelho d'água
Martins pescadores, biguatingas, arirambas, socós, garças e jacarés eram companheiros constantes durante o passeio.
Garça real/ Capped Heron
(Pilherodius pileatus)
Jacaré Tinga/ Spectacle caiman
(Caiman crocodilus)
Biguatinga/ Anhinga
(Anhinga anhinga)
Martim Pescador pequeno/ Green Kingfisher
(Chloroceryle americana)
Arirambinha bico de agulha/ Rufous tailed jacamar
(Galbula ruficauda)
Foi então que Jaime, o guia de campo, desligou o motor e disse: "Lontra!" procurei o bicho por todos os lados, mas ele havia submergido... Ficamos num silêncio profundo esperando o animal emergir... Nesse momento vi 4 cabeças surgindo bem ao nosso lado! Eram as Ariranhas! Achei estranho porque Jaime é índio e nunca havia visto ele errar antes... De repente, em um galho atrás das ariranhas, ela surgiu!
Lontra/ Neotropical otter
(Lontra longicaudis)
Ariranha/ Giant Otter
(Pteronura brasiliensis)
A Lontrinha mergulhou rapidamente e as Ariranhas seguiram em seu encalço! De tempo em tempo a Lontra subia em um galho para checar suas perseguidoras... As Ariranhas que haviam ficado para trás, começaram a nadar em círculos e a bater na água próxima a margem! Os peixes atordoados viravam presas fáceis!
Ariranhas pescando
Ariranha comendo um cascudo
As ariranhas se revezavam, enquanto uma comia as outras seguiam na perseguição! Saiam da água a todo momento para se esfragar nos troncos e urinar demarcando o território! A Lontra estava tão exausta que não conseguia mais mergulhar e nadava com a cabeça pra fora d'água! Após ficar fora do alcance das Ariranhas parou para pescar! Após comer, subiu o rio deixando as Ariranhas conquistarem seu território! Fantástico!
Lontra exausta
Lontra comendo um trairão
Nenhum comentário:
Postar um comentário