Pesquisar este blog

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Amazônia Selvagem: Capítulo 6



Surucucu Pico de Jaca/ Bushmaster
(Lachesis muta)

Capítulo 6: Cara a cara com a serpente mais temida da Amazônia.

A Surucucu Pico de Jaca é a maior serpente peçonhenta das Américas, podendo atingir 4,5 m de comprimento. O padrão marrom amarelado cortado por diamantes negros é uma excelente camuflagem para essa cobra, que fica no chão da floresta onde há folhas secas iluminadas por pequenos fachos de luz douradas. Tem a injusta reputação de atacar seres humanos e por isso é um animal muito temido.

Estava guiando os alunos da Escola da Amazônia (http://www.escoladaamazonia.org/), e nosso grupo era de 16 adolescentes. Ao chegarmos à Torre o sol já estava laranja e tingindo o horizonte de cor de rosa. A noite foi chegando, as aves se calando e as estrelas começando a aparecer. Fomos envolvidos pela noite enquanto olhávamos a Via Láctea e contávamos histórias sobre as constelações.

Torre de observação de 50m


Por do Sol da Torre

Era hora de voltar. O silêncio na mata era cortado pelos gritos horripilantes do Urutau enquanto andávamos lentamente pela trilha, observando os vaga-lumes cruzando a nossa frente como se fossem estrelas cadentes no meio da floresta.


Urutau/ Common Potoo
(Nyctibius griseus)


Vaga-lume/ Click Beatle

Foi aí que gritaram meu nome! "Fábio! Fábio! Fábio!" Saí correndo passando todas as crianças e quando cheguei vi o guia que estava na frente apontando para o meio da trilha! No momento em que joguei a luz da lanterna naquela direção vi a ponta da cauda de uma cobra que havia acabado de cruzar a nossa frente! "Surucucu! Surucucu!" A cobra parou na beirada da trilha virou a cabeça para a trilha e começou a chacoalhar o rabo entre as folhas secas! Era um sinal de que estávamos próximos demais!


Surucucu Pico de Jaca/ Bushmaster
(Lachesis muta)

E lá estava eu, com 16 adolescentes, frente a frente com a serpente mais temida da Amazônia! Eu parei em frente a cobra e falei com os alunos. "Todos vão passar calmamente! Se alguém correr isso pode assustar a cobra e ela pode atacar! Então vocês virão um por um passando atrás de mim!" A fila começou a andar! O barulho das folhas secas era um lembrete de que devemos respeitar esse animal, mas também demonstrava que ela prefere a defesa ao invés do ataque! Quando o último aluno passou comemoramos o encontro com a Surucucu Pico de Jaca! A Serpente mais temida da Amazônia! Fantástico!

Um comentário:

Anônimo disse...

''podendo atingir 4,5 m de comprimento''
kkkkkkkkk
Quando ela atingir esse tamanho 'fujam para as colinas'!