Capítulo 3: O Deserto Verde.
Entrar na Floresta Amazônica pela primeira vez é uma experiência marcante e diferente do que qualquer pessoa possa imaginar. Quando começamos a trilha a umidade era muito grande fazendo com que o ambiente se tornasse abafado. O chão é forrado por uma camada de folhas em diferentes estágios de decomposição. O solo é bastante superficial e é possível ver inúmeras raízes, espalhadas, entrelaçadas umas as outras numa tentativa desesperada de se segurar. As árvores estão literalmente amarradas umas as outras para se manterem em pé. Em algumas espécies enormes raízes, saídas da base do caule, se desenvolveram para dar sustentação, são as raízes tabulares e as raízes escora. As árvores crescem como enormes colunas e suas copas se tocam deixando solitários raios de Sol tocarem o chão da floresta.
mata de terra firme
Mas onde estão os bichos? A primeira impressão que se tem quando se anda na floresta é a de um deserto verde. A vegetação é exuberante, mas é difícil ver um animal. Mas qualquer impressão de vazio é uma ilusão. Após algum tempo caminhando um flash azul iridescente corta a imensidão verde e desaparece... É uma morpho azul! Com as asas fechadas ela se camufla ao ambiente, mas quando voa, uma cor indescritível se revela!!! Fantástico!!!
Morpho Azul/ Blue Morpho
Mais a frente encontramos um grupo de Bugios de mão vermelha se alimentando dos frutos da embaúba!
Bugio de mão vermelha/ Red handed Howler Monkey
(Alouatta belzebul)
Foi então que ouvimos uma gritaria na mata! Galhos quebrando e uma movimentação intensa na copa das árvores!!! Um grupo de Cuxius voavam de galho em galho perseguidos por Macacos Aranha de cara branca! Estavam brigando por comida! Os aranhas estavam defendendo os figos e quebravam galhos jogando na direção dos Cuxius que batiam em retirada! A gritaria era intensa e só acabou quando os Cuxius saíram do nosso campo de visão!
Cuxiu/White nosed bearded Saki Monkey
(Chiropotes aubinasus)
Macaco Aranha de cara branca/ White whiskered Spider Monkey
(Ateles marginatus)
Um dia fantástico!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário