Pesquisar este blog

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Amazônia Selvagem: Capítulo 4

Capítulo 4: A Rainha do céu

Entramos na mata em meio à escuridão. Tudo o que se podia ver eram os pequenos feixes de luz de nossas lanternas. As aves começavam a cantoria anunciando o início de um novo dia. Os passos acelerados de Francisco ditavam o ritmo da caminhada, deveríamos chegar ao alto da Torre antes do amanhecer. Ao escalar o último degrau os primeiros raios de Sol surgiam no horizonte revelando a Floresta! A névoa que encobria as árvores adicionava um ar misterioso e mágico aquele momento. É nessa hora que você se depara com a grandiosidade da Amazônia! pra onde quer que você olhe um tapete verde, formado pela copa das árvores, se estende até onde a visão não consegue mais alcançar. É uma visão inesquecível!

Floresta Amazônica


Com o passar do dia a névoa se dissipava revelando brevemente alguns dos habitantes da floresta, antes de envolver a mata novamente. Araras, tucanos, araçaris, anambés e saíras adicionam cores ao espetáculo que é difícil de descrever com palavras... É um sentimento que só se vive quando estamos ali!


Tucano de papo branco/ White throated toucan
(Ramphastos tucanus)



Anacã/ Red fan Parrot
(Deroptyus accipitrinus)


Araracanga no ninho/ Scarlet Macaws in the nest
(Ara macao)


Alma de gato/ Black bellied Cuckko
(Piaya melanogaster)


Araçari mulato/ Curl crested Aracari
(Pteroglossus beauharnaesii)


Foi então que vimos um animal grande pousado em uma árvore distante. Coloquei o telescópio naquela direção e a névoa começou a se dissipar revelando uma cabeça cinza! Meu coração disparou!!! Era Ela!!! A mais poderosa de todas as aves!!! A Rainha do céu!!! O Bicho que eu mais queria ver na Amazônia!!! A Harpia!!! Em 10 segundos a névoa a encobriu novamente, mas foram 10 segundos que fizeram valer a viagem!!! Fantástico!!!

Harpia/ Harpy Eagle
(Harpia harpyja)

Nenhum comentário: