Capíulo 9: A Hora dos Predadores
Jorge e Amy, guias voluntários, estudam aves de rapina e o maior desejo deles era ver a Harpia. Assim, aproveitamos um dia em que estávamos sem hóspedes para ir à Torre. Chegamos bem cedo mas aves já haviam começado suas atividades... Observamos muitas espécies, mas após as 09h00 o dia começou a esquentar e avistar uma ave era um evento que se tornava cada vez mais raro. Com o aumento da temperatura o ar da superfície começa a esquentar. O ar quente sobe, criando correntes térmicas que levam aves de maiores a grandes alturas, possibilitando uma visão privilegiada da floresta de onde é mais fácil localizar possíveis presas. Essa era a hora que estávamos esperando: A Hora dos Predadores!
O suor escorria por nossos rostos enquanto o Sol cozinhava nossas cabeças. As abelhas, interessadas nos minerais escondidos em cada gota que saía de nossos corpos, eram tantas que funções corriqueiras como respirar se tornava uma atividade quase impossível... Nós já estávamos prontos pra sair... "Harpia! Harpia! Harpia!" Amy apontava o horizonte! Olhei com o binóculo e avistei a mais poderosa águia do mundo! Um gigante cortava o céu com seus 2m de envergadura e suas garras de 13cm! Pousou em uma árvore próxima a torre!!!
Harpia ou Gavião Real/ Harpy Eagle
(Harpia harpyja)
Estávamos estáticos olhando aquela ave magnífica quando um Uiraçu cruza a nossa frente e pousa ao lado da Harpia!!!
Gavião Real falso/ Crested Eagle
(Morphnus guianensis)
Era inacreditável!!! Duas das mais raras aves de rapina do mundo estavam diante de nossos olhos!!! A Harpia havia entrado na área de caça do Uiraçu que veio defender seu território!!! O Uiraçu gritava corajosamente tentando intimidar a Harpia, que majestosamente bateu em retirada! Fantástico!
Nenhum comentário:
Postar um comentário