Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Amazônia Selvagem: Capítulo 8

Capítulo 8: Todo mundo merece uma segunda chance.



Maitaca de cabeça azul/ Blue headed Parrot
(Pionus menstruus)

Esse é o Cachaça. Ele foi achado no meio da trilha após ter caído do ninho. Estava faminto e chamava pelos pais desesperadamente. Karen e Sandy (duas guias voluntárias) o trouxeram para o Hotel, o alimentaram e o colocaram em sua primeira casa, uma caixa de cachaça (a origem do nome). Caso tivesse sido deixado no local, ele morreria de fome ou seria uma presa fácil para os macacos prego que já estavam por perto.
Durante uma semana Karen e Sandy cuidaram do Cachaça, mas infelizmente ambas tinham que voltar para o Arizona para seus respectivos empregos. Era preciso um voluntário para cuidar do papagaio e eu me ofereci. Então Sebastião e eu construímos uma nova casa pra ele e eu passei a alimentar o Cachaça todos os dias!

Nova casa do Cachaça

Saía com ele para passear e fazíamos exercícios para fortalecer as asas! Comecei balançando o dedo pra cima e pra baixo e ele batia as asas para manter o equilíbrio...Depois passei a jogá-lo para o galho da árvore... Começamos bem próximo do galho e conforme os dias foram passando fui aumentando a distância e, após duas semanas, o Cachaça aprendeu a voar!!!

Cachaça e eu saindo pra passear


Aprendendo a voar!

Então decidimos soltá-lo pra ver se ele era adotado por um grupo de maitacas... Na manhã seguinte ele voltou para receber alimento. Após ficar com o papo cheio saiu para a mata novamente! Voltou no dia seguinte e realizamos o mesmo procedimento. Veio o outro dia e o Cachaça não apareceu... No dia posterior nada do Cachaça... E assim duas semanas se passaram sem nenhum sinal do nosso amigo! Já estava convencido que ele havia virado comida de coruja.
Então, num dia como outro qualquer, estávamos almoçando embaixo de um pé de manga, quando um papagaio pousou acima de nossas cabeças!!!


Cachaça

Era ele!!! O Cachaça!!! Ficou pouco... Logo que ouviu o chamado dos outros papagaios saiu para encontrá-los!!! Ele foi adotado por um grupo de maitacas que o ensinaram onde e como arranjar comida!!! Incrível!!! Ficamos muito contentes por ter conseguido reabilitar o Cachaça e devolvê-lo ao seu habitat natural! Afinal todo mundo merece uma segunda chance.

Um comentário:

Marisa Guerreiro disse...

Fabuloso!

Continue seu trabalho fantástico!
Estou seguindo atentamente seu blog...

Continue a dar seu contributo para a preservação do meio ambiente. Precisamos muito de pessoas como você!