Pesquisar este blog

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Amazônia Selvagem: Capítulo 11

Capítulo 11: Relíquia da Pré-História

Começamos o dia com a missão de encontrar uma relíquia da pré-história: A Cigana! A única ave viva que mantém semelhanças com o Archaeopteryx, o elo perdido entre aves e répteis. Os filhotes de cigana possuem garras nas asas e, durante a fase inicial de suas vidas, possuem 4 pés! Literalmente! Essa característica única permite que o filhote, quando ameaçado, pule na água e fuja de um possível predador! Quando não há mais ameaça ele volta para o ninho utilizando as garras para escalar!

Subíamos o rio rapidamente. Não podíamos parar muito pois o lugar onde havia plantas para as aves se alimentarem era distante... Foi então que passamos a primeira curva... Meus olhos não conseguiam acreditar no que viam!!! No ano passado somente um felino havia sido avistado no Cristalino, e eu estava diante do meu segundo felino em um mês!!! A Onça Parda estava deitada em uma pedra no meio do rio!!! Sabia que ia ser um em encontro rápido então preferi observar ao invés de pegar minha câmera... Assim que Ela nos viu. Se levantou rapidamente e deu um salto para a pedra do lado quase em câmera lenta!!! Olhou para nós novamente e saltou para a beirada do rio e sumiu na Floresta!!! Fantástico!!!

Continuamos a subida do rio passando por vários animais...


Veado catingueiro/ Red brocket Deer
(Mazama americana)


Coró Coró/ Green Ibis
(Mesembrinibis cayennensis)


Socozinho/ Striaeted Heron
(Butorides striata)


Biguatinga/ Anhinga
(Anhinga anhinga)

Jacaré coroa/ Dwarf caiman
(Paleosuchus palpebrosus)


Cardeal da Amazônia/ Red capped cardinal
(Paroaria gularis)


Foi então que percebemos uma movimentação na água... Paramos o barco e o maior mamífero da América do Sul emergiu bem a nossa frente!!!


Anta/ Tapir
(Tapirus terrestris)

A Anta cruzou o rio e saiu do outro lado!!! Continuamos subindo até que Francisco, o guia de campo, desligou o motor e disse: "É aqui! Temos que fazer silêncio porque as Ciganas são muito tímidas! Entramos em um braço do rio, onde não havia correnteza e parecia que estávamos em um lago. Tudo que se ouvia era o barulho dos remos movimentando a água enquanto os pássaros cantavam... Foi então que francisco apontou para cima das árvores...

Cigana/ Hoatzin
(Opisthocomus hoazin)


A Cigana! Missão cumprida!

Nenhum comentário: