Pesquisar este blog

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Amazônia Selvagem: Capítulo 10

Capítulo 10: O Verdadeiro Rei da Selva

Esqueça o Leão, o rei da selva é brasileiro! A Onça Pintada possui a mordida mais poderosa entre todos os felinos! Enquanto os outros gatos possuem uma técnica de caça com mordida no pescoço seguida de sufocamento, a Onça possui uma maneira única de caçar: crava os caninos na cabeça da presa quebrando a espinha dorsal ou perfurando o crânio da vítma chegando até o cérebro. Seu padrão amarelo com rosetas pretas é a perfeita camuflagem para andar na floresta onde os fachos de luz em meio a sombra das árvores a tornam praticamente invisível!

Encontrar uma Onça Pintada na natureza é uma experiência única. No começo ficava tão fascinado com os encontros que nem pensava na câmera! A onça sempre olha nos seus olhos e essa é uma visão impossível de esquecer. Outras vezes estava escuro, longe ou o encontro era muito rápido impossibilitando tirar uma foto boa. Após dois anos de Pantanal tive a sorte de me encontrar 36 vezes com o felino, mas só consegui fotografar um indivíduo, e bem de longe.

Então me mudei para a Amazônia com o desejo enorme de fotografar uma Onça na natureza, em especial na Amazônia, já que na floresta é quase impossível o encontro com um felino. A média de Onças do Cristalino é de uma por ano. Sabia que seria difícil, mas preferia pensar que era possível.

Era outubro e estávamos no auge de uma das estações mais secas da Amazônia. Na última manhã dos hóspedes (dois italianos, dois argentinos e um brasileiro) decidi descer o rio com o barco desligado para observar os animais, que não tinham outra opção a não ser vir ao rio para beber água. Foi então que eu vi um socozinho pousado em uma galhada... Chegamos mais próximos e, enquanto os hóspedes tiravam fotos, olhei para o outro lado para procurar outras coisas... Foi então que ouvi: "Ah! Giaguaro..." Olhei para o italiano que apontava para o meio das galhadas!!! Aquele olhar era inconfundível!!! A Onça Pintada estava nos observando!!! Peguei minha câmera!!! A correnteza levava o barco e não havia como parar!!! Só havia uma única janela por onde era possível ver o animal inteiro, e nós já estávamos quase lá!!! Teria uma única chance para fazer a foto!!! Arrumei a câmera em velocidade lenta porque a Onça estava na sombra!!! A minha única chance dependia da Onça ficar parada, assim como eu... Qualquer movimento e a foto ficaria tremida!!! Prendi a respiração e esperei por aquela janela, como uma criança que espera para abrir os presentes no natal!!! Click!


Onça Pintada/ Jaguar
(Panthera onca)

Eu estava muito feliz!!! Não só consegui ver uma Onça na Floresta Amazônica, mas consegui fotografá-la!!! Eu achava que se tornaria cada vez mais corriqueiro, que com o tempo ficaria menos empolgado e avistar uma Onça seria cada vez menos emocionante... Mas hoje eu sei: encontrar uma Onça na natureza é muito especial! E sempre será!

Um comentário:

Marisa Guerreiro disse...

Partilho de sua opinião! Encontrar uma onça pintada é um sentimento impossível de explicar!

Só vi uma vez...
Foi um casal de onças na Caiman... Lindas! Me apaixonei de imediato... E mal queria acreditar!

Se você quiser pode ler o que escrevi em meu blog acerca deste encontro...

http://faunaselvagem-marisa.blogspot.com/2010/09/minha-primeira-onca.html

Otimas postagens!