Pesquisar este blog

sábado, 30 de agosto de 2008

Uma é bom duas é ótimo!

Onça (Jaguar)
Foto de Leo Lobato, Mineirinho

Mais um pacote na Baiazinha começava e já havia preparado o cronograma inteirinho quando encontrei com o Eder (Caimaner) dizendo que a festa de despedida dele seria no dia seguinte. Resolvi mudar cronograma para o Didi ir na festa. No primeiro dia fizemos arredores e vimos bastante coisa como sempre, mas nada de extraordinário para nós que vivemos aqui e fazemos isso todos os dias. No segundo dia começamos com o Caiman tour e aí vimos muitos pássaros antes de chegar a ponte do paizinho! Eu vi 2 Lifers! (animal visto pela primeira vez): Choca barrada e João bobo. Um hóspede até comentou brincando: "Esse foi o melhor Caiman tour que já fiz!." porque vimos muita coisa antes de parar para os jacarés. No caminho uma hóspede comentou "eu vi um gato grande cruzando a estrada!" perguntei aonde e ela disse: "já passou..." Era a Jaguatirica! e a mulher não avisou ninguém! Só ela viu! Fiquei com raiva na hora, porque criou uma falsa expectativa que acabou frustando todo mundo! No almoço só se falava de felinos... Todos querendo ver uma Jaguatirica e a Onça... Eu só dizia: "Felinos são muito difíceis, mas vocês têm que ter fé!". Saímos para o circuito e vimos muita coisa bacana até chegar na Cordilheira. Iríamos voltar focando, mas antes de sair comentei com o Didi: "prepara a sua câmera que a gente vai ver uma Onça hoje." Logo na saída, antes de ligar o caminhão já avistamos um grupo de veados campeiros... Mas o melhor ainda estava por vir: Ao chegar na Cordilheira do 11 tinha um bicho deitado no chão que achamos que fosse um bezerro, mas chegando mais perto o bicho sentou! Bezerros não sentam daquela maneira... O caminhão parou! Perguntei pro Didi porque não conseguia acreditar: "É ela?" O Didi disse: "É ela!" Então nós dois falamos juntos: "Jaguar!" Todos os hóspedes se amontoaram na frente do Zebrão pra ver a Onça! Ela olhou pra gente e cruzou a estrada! Foi muito bacana, mas ainda não havia acabado... Logo atrás veio a segunda Onça! Pararam na beira da floresta, olharam pra nós e se foram! Fantástico! Duas Onças cruzando o nosso caminho! Virei pros hóspedes dizendo: "Muitas pessoas vêm ao Pantanal pra ver a Onça, mas a maioria delas vai embora sem ter esse privilégio! Depois de ver a Onça o Pantanal tem um outro significado e fico feliz que vocês tenham tido essa experiência essa noite!" Virei e comprimentei o Didi pela terceira e pela quarta Onça que eu vi no Pantanal! Sem palavras!



Bichos da noite

Onça (Jaguar)

Animal símbolo da fauna brasileira. É o maior felino das américas podendo chegar a 2,10 m de comprimento e pesar 115 Kg. Como é exclusivamente carnívora precisa comer pelo menos 2 Kg por dia, o que determina um território de caça de 25 a 80 Km² possibilitando capturar uma grande variedade de presas. É uma excelente caçadora de emboscada. Suas patas curtas não a permite fazer longas corridas, mas são dotadas de uma força gigantesca necessária para domar animais de mais de 300 Kg. Se alimenta de antas, capivaras, porcos monteiros, jacarés, tartarugas , gado e mais uma grande variedade de presas menores. A Onça possui um papel muito importante no ecossistema na medida em que seleciona naturalmente as presas mais fáceis de serem abatidas, em geral indivíduos inexperientes, doentes ou mais velhos, o que pode resultar como benefício para a própria população de presas.
Enquanto os outros felinos possuem uma técnica de caça com mordida profunda no pescoço seguida de sufocamento, a Onça possui uma maneira única de caçar: crava os caninos na cabeça da presa perfurando o cranio da vítma chegando até o cérebro. Possui a mordida mais poderosa entre todos os felinos podendo quebrar cascos de tartarugas com facilidade.
Infelizmente é um animal ameaçado de extinção devido a caça pela pele, a destruição de seus habitats, o isolamento populacional e a caça e envenenamento por fazendeiros. Ver esse animal na natureza é uma experiência única e eu espero que muitas pessoas possam ter esse privilégio.

Avistadas na Cordilheira do 11

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Bicho do dia

Lontra (Neotropical Otter)

Animal de médio porte, pode chegar a medir 1,20 m com a cauda. A lontra é carnívora e se alimenta de peixes, répteis e, ocasionalmente de aves e mamíferos. Normalmente pega a presa e come do lado de fora do rio. Tem hábitos crepusculares e noturnos preferindo passar o dia dormindo entre pedras e ocos de árvores próximos aos rios. É um animal adaptado à vida aquática: possui corpo hidrodinâmico, pelagem com duas camadas (a externa é impermeável e a interna funciona como isolante térmico). Os olhos as orelhas e o focinho se localizam no topo da cabeça permitindo o animal ficar submergido totalmente na água deixando pra fora só as partes essenciais para a vida.
Infelizmente é um animal ameaçado de extinção devido a perda de habitat e pelo alto valor de sua pele que é utilizada na confecção de casacos ou para guarnecer vestidos ou chapéus.

Avistada no passeio de Voadeira no rio Aquidauana

sábado, 23 de agosto de 2008

Bicho da noite

Jaguatirica (Ocelot)
Foto de Edir Alves, Didi

A Jaguatirica pode chegar a 1m de comprimento mais 45 cm de cauda e pode pesar de 11 a 16Kg. É um animal de hábitos noturnos, territorial e solitário, sendo encontrado em pares somente na época do acasalamento. A Jaguatirica é uma excelente escaladora e de dia normalmente se encontra descansando em cima das árvores. Sai para caçar à noite procurando por pequenos mamíferos (veados, coelhos, tatus e roedores), répteis (lagartos e cágados), anfíbios (sapos e pererecas) e peixes em um território de mais ou menos 18 Km²
Infelizmente é um animal ameaçado de extinção pelo tráfico de animais! Sua pela tem grande valor no mercado negro e as pessoas as compram como animais de estimação. O problema é que os animais capturados sofrem maus tratos e de cada 10 animais tirados da natureza pelos traficantes 9 morrem antes de chegar ao comprador. Assim, se uma pessoa compra uma Jaguatirica, essa mesma pessoa está matando outras nove!

Avistada na Ponte do Paizinho

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

O dia só acaba quando termina

Onça (Jaguar) Foto de Leo Lobato
Mais um pacote na Baiazinha! Os hóspedes foram chegando de pouquinho em pouquinho e deu pra perceber que todo mundo era muito bacana! No primeiro dia fizemos arredores e vimos muitas, mas muitas aves! Todos ficaram contentes... À noite fiz a apresentação de slides e depois jantamos. No dia seguinte fizemos Caiman Tour e no meio do caminho um Jaguarundi Passou como um raio na nossa frente! Fiquei paralisado! Foi incrível! Quase não consegui falar com os hóspedes!Depois fomos à ponte do Paizinho e todos ficaram impressionados com os jacarés. No entanto, a trilha que fizemos a tarde foi muito fraca. Não vimos nada! A noite saímos para o Safári e vimos o Tamanduá Bandeira e um show dado pelo Tamanduá Mirim que escalou a árvore, procurou por cupins, comeu e se coçou na nossa frente, estava a uns 2 m. Foi fantástico! Na manhã seguinte fizemos cavalo e o passeio foi ótimo! No final ainda vimos dois Cervos do Pantanal bem de perto! Aí veio o Safári, normalmente é o passeio que nós vemos mais animais... Mas estava muito quente! O Carlinhos e eu conversamos e decidimos mudar o caminho, passar na Sede, parar por alguns minutos e esperar ficar um pouco mais fresco. Não adiantou muito, o dia estava absurdamente quente! Não vimos nenhum mamífero no caminho pra Cordilheira e vimos poucos pássaros. Ao chegar a Cordilheira comentei com a Daiane: "Foi o pior Safári que eu já fiz! Não vimos nada! Só uma Onça salva esse dia!" Então saímos da cordilheira e os mamíferos começaram a aparecer. Primeiro vimos um Veado Catingueiro junto de dois lobinhos, aí uma Cutia passou correndo... Já estava ficando escuro então liguei o Silibim. E foi aí que aconteceu: Depois que o Zebrão fez a curva vi dois olhos grandes e azuis brilhando a 15 m de distância! Era ela! Estava sentada olhando para nós! Parei o caminhão e não conseguia acreditar! Era ela! A Onça! Todos ficaram em silêncio e se dirigiram para frente do caminhão para observá-la! Ela Se deitou, olhou para nós novamente, se levantou, andou um pouco, sentou de novo e saiu em direção a floresta! Ficou conosco por uns cinco minutos! Foi Incrível! Maravilhoso! Indescritível! É impressionante como esse animal tem o poder de mudar a viagem de qualquer pessoa que vem ao Pantanal! Ao chegarmos a Baiazinha fiz meu discurso final: "O Pantanal é muito mais do que a Onça! Mas após ver esse animal, esse lugar fica com um significado diferente! E somente aqueles que vêem a Onça sabem como é maravilhoso! É uma sensação impossível de explicar. E eu fico muito feliz que vocês tenham experimentado essa sensação hoje à noite, porque todos vocês são ótimos! Muito obrigado! Foi Incrível!”. O Pantanal é assim: o dia só acaba quando termina.

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Bicho do dia

Irara (Tayra)

A Irara pertence a família dos mustelídeos. Pode chegar a 60 cm de comprimento sem contar a calda. É conhecida como papa mel porque esse é um de seus alimentos favoritos. Nos países de língua espanhola é conhecida como cabeça de velho pelo fato de possuir uma cabeça acinzentada e uma orelha que lembra a orelha de um ser humano. É um animal adaptado para escalar árvores já que as articulações das patas traseiras podem virar completamente permitindo o animal descer com a cabeça voltada para baixo. São ativas durante o dia e a noite. Adoram mel e frutas, mas sua dieta é basicamente composta por pequenos vertebrados como ratos esquilos, aves e cutias.

Avistada na estrada da Baiazinha cruzando a frente do zebrão como um raio!

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Bonito é bonito mesmo!


Depois de trabalhar os 3 períodos por 6 semanas ininterruptas estava mais do que na hora de tirar uma folguinha! E o lugar não poderia ter sido melhor: Bonito! Chegamos na quinta à noite, O Joe, o Leo e eu. Deixamos nossas coisas na pousada da Edu comemos e fomos procurar o pessoal da Ygarapé Tour que nos atenderam muito, mas muito, bem (Se precisarem de uma agência em Bonito recomendo a Ygarapé: http://www.ygarape.com.br/)! As meninas foram fantásticas! Todas elas: Renata, Drieli, Juliana e Tilene. Sempre atenciosas e muito simpáticas. Indicaram os melhores passeios para o nosso perfil e nos deram uma ótima impressão sobre o local. No primeiro dia fomos fazer o passeio no Rio Sucuri, o rio mais cristalino do Brasil! Ficamos na expectativa de ver uma Sucuri, mas ela não apareceu... Mas seria somente um detalhe porque o passeio foi incrível! A água é tão transparente que a sensação é de estar voando ao lado dos peixes! E na volta ainda avistamos um urubu rei. Em 3 meses de Caiman ainda não vi nenhum por aqui. À noite comemos Jacaré a dorê no Tapera, um dos melhores restaurantes de lá! Estava uma delícia! Tem textura de frango e gosto de peixe! Vale a pena experimentar.
No dia seguinte visitamos o Rio da Prata e foi indescritível! Antes do passeio falamos com o nosso guia, o Brasa, sobre a possibilidade de vermos a Sucuri. Ele respondeu que a equipe do Lawrence Waba ficou uma semana procurando a cobra e só achou no último dia de filmagens. Então o Joe disse que ele queria muito ver uma Sucuri, mais até do que a Onça Pintada! Então eu disse: "Vamos ver uma Sucuri hoje! Quantos metros de comprimento?" ele respondeu que queria uns 4m! Saímos, e cardumes de Pacu, Dourados, Piraputangas e muitos outros peixes flutuavam ao nosso lado! Passamos por nascentes e diferentes paisagens subaquáticas até que no meio do caminho o Brasa gritou: "Sucuri!" Estava do nosso lado! Apenas a 2 m de distância! Nadando conosco! Devia ter uns 4,5 m! Foi Fantástico! Maravilhoso! Único! Indescritível! Voltamos para um almoço muito gostoso e fomos para o Buraco das Araras! Lá o seu Modesto nos mostrou o local. Uma enorme cratera onde várias Araras Vermelhas fazem seus ninhos! O Leo e o Joe tiraram fotos muito boas e eu avistei pela primeira vez na natureza uma Arara Canindé! Já em Bonito jantamos na Casa do João, um restaurante muito bacana que serve uma excelente traíra sem espinho. Depois fomos curtir a balada no etílico!
Terceiro dia começou e fomos para a Boca da Onça fazer uma trilha com paradas para banho em lagos cristalinos e chegada em uma cachoeira de 156m onde às águas esculpiram a cabeça de uma onça nas pedras bem no meio da queda d'água! Foi muito bacana! Voltamos para Bonito comemos um sanduba, tomamos umas cervejas com o pessoal que conhecemos por lá e fomos dormir.
Dia de ir embora: Arrumamos as coisas, passamos na Ygarapé pra agradecer todo o esforço das meninas que fizeram nossa viagem inesquecível! Almoçamos e voltamos para a Caiman muito satisfeitos! Prontos pra começar mais uma semana de trabalho.


quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Bicho do dia


Onça (Jaguar)

Animal símbolo da fauna brasileira. É o maior felino das américas podendo chegar a 2,10 m de comprimento e pesar 115 Kg. Como é exclusivamente carnívora precisa comer pelo menos 2 Kg por dia, o que determina um território de caça de 25 a 80 Km² possibilitando capturar uma grande variedade de presas. É uma excelente caçadora de emboscada. Suas patas curtas não a permite fazer longas corridas, mas são dotadas de uma força gigantesca necessária para domar animais de mais de 300 Kg. Se alimenta de antas, capivaras, porcos monteiros, jacarés, tartarugas , gado e mais uma grande variedade de presas menores. A Onça possui um papel muito importante no ecossistema na medida em que seleciona naturalmente as presas mais fáceis de serem abatidas, em geral indivíduos inexperientes, doentes ou mais velhos, o que pode resultar como benefício para a própria população de presas.
Enquanto os outros felinos possuem uma técnica de caça com mordida profunda no pescoço seguida de sufocamento, a Onça possui uma maneira única de caçar: crava os caninos na cabeça da presa perfurando o cranio da vítma chegando até o cérebro. Possui a mordida mais poderosa entre todos os felinos podendo quebrar cascos de tartarugas com facilidade.
Infelizmente é um animal ameaçado de extinção devido a caça pela pele, a destruição de seus habitats, o isolamento populacional e a caça e envenenamento por fazendeiros. Ver esse animal na natureza é uma experiência única e eu espero que muitas pessoas possam ter esse privilégio.

Avistada na Vazante do IV do Retiro Novo! No passeio a cavalo! De dia! Brincando com um Tamanduá Mirim! Inacreditável!

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

É o Bicho!

Onça/ Jaguar
(Panthera onca)
Foto de Fábio Paschoal

Faz exatamente três meses que estou na Caiman. Até agora vários hóspedes já passaram por aqui e viram a Onça e eu continuo sem ver nada. Teve uma vez que foi inacreditável! Os hóspedes ficaram na Sede e nós fizemos o pacote regular. Porém, no último dia, como eles queriam conhecer as outras duas pousadas resolvi inovar e inventei um passeio de bicicleta até a Baiazinha. Eram sete hóspedes mais eu e o Juarez. Então fomos eu o Marcão e o Beto de Bike, a Dani, Betina e as crianças no carro do Marcão dirigido pelo Juarez. Voltamos para a Sede e todos foram de carro até a Cordilheira. Como havia muita gente resolvi não ir pra deixar mais espaço pra eles. Quando voltaram o Marcão já veio me zoando: “Oh Fabião! Você da muito azar cara! Foi só a gente fazer um passeio sem você que a gente viu a Onça!” E olha que nós já tínhamos visto muitos mamíferos, inclusive duas jaguatiricas! Fiquei feliz por eles pois eles eram muito legais, mas me deu uma certa inveja por não ter visto a Onça também! Aí fui guiar na Cordilheira. No primeiro dia fizemos cavalo na Sede. Uma hóspede estava grávida e pediu pra voltar pra Pousada antes da gente. Na volta ela viu duas onças! Já era demais! Parecia que era só um hóspede fazer um passeio sem mim que a probabilidade dele ver a Onça aumentava. Então veio o segundo pacote na Cordilheira. Era um grupo com gente muito bacana, fizemos a trilha do Jabuti e depois a apresentação de slides e todos adoraram. Só que os slides são meio ingratos pois mostram fotos de vários animais difíceis de se ver. Assim, no dia seguinte, durante o passeio a cavalo todos perguntavam que bicho iríamos ver. Respondi :"o cavalo está ligado a estresse aqui no Pantanal. Como os peões fazem muito barulho quando estão lidando com o gado quando os animais avistam o cavalo eles normalmente fogem." Havíamos acabado de entrar em uma vazante muito bonita, cheia de colhereiros. Aí me perguntaram se a gente ia ver a Onça... "Felinos são sempre difíceis de serem avistados, especialmente de dia. Mas..." Então disse a frase que mais repito para os hóspedes aqui no Pantanal: “Você tem que ter fé!”. Nesse momento o Lico disse: “Onça!” Não conseguia acreditar! Meu coração começou a bater mais rápido! Era ela! O bicho mais esperados por todos! E por mim também! A Onça Pintada! Depois de três meses exatos ela apareceu! Estava meio longe e parecia ser uma mãe com o filhote. Fiz sinal para todos os hóspedes fazerem silêncio e fui pra frente do grupo. Eu e o Lico começamos a andar devagar chegando cada vez mais perto! Ninguém fazia barulho! Paramos em uma distância segura e deu pra ver que era uma Onça Gigante! Mas não era um filhote que a acompanhava... Era um Tamanduá Mirim! A Onça abraçou o Mirim e soltou! Aí esperou deitada enquanto o Mirinzinho saiu desesperado, sempre olhando para trás! Aí a Onça se moveu e o Mirim se levantou e abriu os braços mostrando suas garras para a Onça! A Onça nem tomou conhecimento... Abraçou o Mirim novamente! Fez isso umas duas vezes e depois largou o tamanduá! Ela estava brincando com ele! Então o Mirim entrou na floresta enquanto a Onça deitou no aberto... De repente Ela olhou para nós! E meio com um ar de deboche olhou para outra direção... Depois se levantou, olhou pra nós novamente e sumiu na mata sem fazer nenhum barulho! Foi Fantástico! Maravilhoso! Único! Indescritível! A Onça realmente é o Bicho!

domingo, 3 de agosto de 2008

Bicho do dia

Jararacussu do Brejo (False Water Snake)

Pode chegar a 3 metros de comprimento. é conhecida como Falsa cobra em inglês pois possui a mesma habilidade da naja (Cobra em inglês): achata a cabeça e eleva o corpo para parecer maior. Não possui dentes para inoculação de veneno sendo por isso chamada de áglifa. É uma constritora, se enrola na presa apertando a cada espiração sufocando o animal até a morte, então começa a engolir pela cabeça.

Avistada no caminho da Sede para a Cordilheira