Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Bicho do dia

Lontra (Neotropical Otter)

Animal de médio porte, pode chegar a medir 1,20 m com a cauda. A lontra é carnívora e se alimenta de peixes, répteis e, ocasionalmente de aves e mamíferos. Normalmente pega a presa e come do lado de fora do rio. Tem hábitos crepusculares e noturnos preferindo passar o dia dormindo entre pedras e ocos de árvores próximos aos rios. É um animal adaptado à vida aquática: possui corpo hidrodinâmico, pelagem com duas camadas (a externa é impermeável e a interna funciona como isolante térmico). Os olhos as orelhas e o focinho se localizam no topo da cabeça permitindo o animal ficar submergido totalmente na água deixando pra fora só as partes essenciais para a vida.
Infelizmente é um animal ameaçado de extinção devido a perda de habitat e pelo alto valor de sua pele que é utilizada na confecção de casacos ou para guarnecer vestidos ou chapéus.

Avistada no passeio de Voadeira no rio Aquidauana

Um comentário:

Anônimo disse...

Fabio!
eu veho aqui pouco, mas sempre que venho, me impressiono! gosto muito desse espaço que você criou... e acho que vou er que ir pro pantanal tirar umas fotos desses bichos maravilhosos... vai ser mais divertido e mais dificil do que no zoologico! te mando umas fotos que eu tirei lá!
bjos e saudades! até dia 5!