Pesquisar este blog

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

É o Bicho!

Onça/ Jaguar
(Panthera onca)
Foto de Fábio Paschoal

Faz exatamente três meses que estou na Caiman. Até agora vários hóspedes já passaram por aqui e viram a Onça e eu continuo sem ver nada. Teve uma vez que foi inacreditável! Os hóspedes ficaram na Sede e nós fizemos o pacote regular. Porém, no último dia, como eles queriam conhecer as outras duas pousadas resolvi inovar e inventei um passeio de bicicleta até a Baiazinha. Eram sete hóspedes mais eu e o Juarez. Então fomos eu o Marcão e o Beto de Bike, a Dani, Betina e as crianças no carro do Marcão dirigido pelo Juarez. Voltamos para a Sede e todos foram de carro até a Cordilheira. Como havia muita gente resolvi não ir pra deixar mais espaço pra eles. Quando voltaram o Marcão já veio me zoando: “Oh Fabião! Você da muito azar cara! Foi só a gente fazer um passeio sem você que a gente viu a Onça!” E olha que nós já tínhamos visto muitos mamíferos, inclusive duas jaguatiricas! Fiquei feliz por eles pois eles eram muito legais, mas me deu uma certa inveja por não ter visto a Onça também! Aí fui guiar na Cordilheira. No primeiro dia fizemos cavalo na Sede. Uma hóspede estava grávida e pediu pra voltar pra Pousada antes da gente. Na volta ela viu duas onças! Já era demais! Parecia que era só um hóspede fazer um passeio sem mim que a probabilidade dele ver a Onça aumentava. Então veio o segundo pacote na Cordilheira. Era um grupo com gente muito bacana, fizemos a trilha do Jabuti e depois a apresentação de slides e todos adoraram. Só que os slides são meio ingratos pois mostram fotos de vários animais difíceis de se ver. Assim, no dia seguinte, durante o passeio a cavalo todos perguntavam que bicho iríamos ver. Respondi :"o cavalo está ligado a estresse aqui no Pantanal. Como os peões fazem muito barulho quando estão lidando com o gado quando os animais avistam o cavalo eles normalmente fogem." Havíamos acabado de entrar em uma vazante muito bonita, cheia de colhereiros. Aí me perguntaram se a gente ia ver a Onça... "Felinos são sempre difíceis de serem avistados, especialmente de dia. Mas..." Então disse a frase que mais repito para os hóspedes aqui no Pantanal: “Você tem que ter fé!”. Nesse momento o Lico disse: “Onça!” Não conseguia acreditar! Meu coração começou a bater mais rápido! Era ela! O bicho mais esperados por todos! E por mim também! A Onça Pintada! Depois de três meses exatos ela apareceu! Estava meio longe e parecia ser uma mãe com o filhote. Fiz sinal para todos os hóspedes fazerem silêncio e fui pra frente do grupo. Eu e o Lico começamos a andar devagar chegando cada vez mais perto! Ninguém fazia barulho! Paramos em uma distância segura e deu pra ver que era uma Onça Gigante! Mas não era um filhote que a acompanhava... Era um Tamanduá Mirim! A Onça abraçou o Mirim e soltou! Aí esperou deitada enquanto o Mirinzinho saiu desesperado, sempre olhando para trás! Aí a Onça se moveu e o Mirim se levantou e abriu os braços mostrando suas garras para a Onça! A Onça nem tomou conhecimento... Abraçou o Mirim novamente! Fez isso umas duas vezes e depois largou o tamanduá! Ela estava brincando com ele! Então o Mirim entrou na floresta enquanto a Onça deitou no aberto... De repente Ela olhou para nós! E meio com um ar de deboche olhou para outra direção... Depois se levantou, olhou pra nós novamente e sumiu na mata sem fazer nenhum barulho! Foi Fantástico! Maravilhoso! Único! Indescritível! A Onça realmente é o Bicho!

3 comentários:

Anônimo disse...

Fábio,
Que legal seu relato! Dá para sentir a emoção! Também fiquei com vontade de ver a onça de perto.
Sérgio

Leonardo disse...

Inveja ENORME aqui. Fabaio, fique craque na caçação desse bicho pois exijo que me mostre um quando for aí te visitar. Só fala que jaguatirica é legal quem nunca viu uma onça...

Marisa Guerreiro disse...

A onça é 'O ANIMAL'!
Nunca vi nada parecido... É simplesmente mágico!
Onça é portadora de uma beleza majestosa e transmite um sentimento de êxtase incrível!

Aqui fica a minha primeira onça:
http://faunaselvagem-marisa.blogspot.pt/2010/09/minha-primeira-onca.html