Pesquisar este blog

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Bicho do dia


Onça (Jaguar)

Animal símbolo da fauna brasileira. É o maior felino das américas podendo chegar a 2,10 m de comprimento e pesar 115 Kg. Como é exclusivamente carnívora precisa comer pelo menos 2 Kg por dia, o que determina um território de caça de 25 a 80 Km² possibilitando capturar uma grande variedade de presas. É uma excelente caçadora de emboscada. Suas patas curtas não a permite fazer longas corridas, mas são dotadas de uma força gigantesca necessária para domar animais de mais de 300 Kg. Se alimenta de antas, capivaras, porcos monteiros, jacarés, tartarugas , gado e mais uma grande variedade de presas menores. A Onça possui um papel muito importante no ecossistema na medida em que seleciona naturalmente as presas mais fáceis de serem abatidas, em geral indivíduos inexperientes, doentes ou mais velhos, o que pode resultar como benefício para a própria população de presas.
Enquanto os outros felinos possuem uma técnica de caça com mordida profunda no pescoço seguida de sufocamento, a Onça possui uma maneira única de caçar: crava os caninos na cabeça da presa perfurando o cranio da vítma chegando até o cérebro. Possui a mordida mais poderosa entre todos os felinos podendo quebrar cascos de tartarugas com facilidade.
Infelizmente é um animal ameaçado de extinção devido a caça pela pele, a destruição de seus habitats, o isolamento populacional e a caça e envenenamento por fazendeiros. Ver esse animal na natureza é uma experiência única e eu espero que muitas pessoas possam ter esse privilégio.

Avistada na Vazante do IV do Retiro Novo! No passeio a cavalo! De dia! Brincando com um Tamanduá Mirim! Inacreditável!

Nenhum comentário: