Pesquisar este blog

quinta-feira, 7 de março de 2013

La Paz, a capital mais alta do mundo

Vale da Lua, em La Paz, Bolívia - Foto: Fábio Paschoal
Capítulo 1 da série: Bolívia, onde as montanhas tocam as nuvens

Vejo um tapete branco de nuvens que vez ou outra é quebrado pelos picos nevados dos Andes. É fevereiro, época das chuvas e do degelo na Bolívia, e as águas descem das montanhas formando rios que esculpem a paisagem com uma força surpreendente. Pequena e encravada no coração da cordilheira – a mais de 3500 metros de altitude – vejo La Paz, a capital mais alta do mundo.

A cidade fica em um vale, rodeada por montanhas compostas de minerais diferentes que compõem um mosaico de cores muito bonito. Vermelho, amarelo, cinza e marrom contrastam com o verde da floresta que ainda permanece por ali.

Cidade de La Paz, Bolívia - Foto: Fábio Paschoal
Ao descer do avião a chuva e o frio me fizeram sair do aeroporto direto para o taxi. Segui para o Hostel Maya Inn, onde encontrei minha irmã, Carolina ,e o namorado dela, Leonardo. Eles haviam chegado no dia anterior e ambos sofriam com o soroche, o mal de altitude. Dor de cabeça, enjoo, mal estar, tontura e dificuldade para dormir são os principais sintomas causados pela menor concentração de oxigênio encontrada em altitudes elevadas. Para melhorar a situação os bolivianos recomendam mascar folhas de coca (que me fez ficar com vontade de vomitar) ou tomar um chá (que é menos pior).

Raúl, nosso guia, não demorou muito para chegar. Após as devidas apresentações ele nos levou para o Vale da Lua, um lugar com formações de argila esculpido pelas chuvas e pelo vento. A tonalidade amarelada dá a impressão de que estamos andando em outro planeta.

Vale da Lua, La Paz, Bolívia - Foto: Fábio Paschoal
De lá seguimos para um mirante, com uma visão panorâmica da cidade, e depois nos dirigimos para a Plaza Murillo, onde estão a Catedral de La Paz e o Palácio Presidencial. Aproveitamos para experimentar as deliciosas salteñas, uma espécie de empanada feita com massa adocicada e recheio suculento, uma iguaria típica do local. Para comer é preciso morder a ponta e o recheio e o caldo com uma colher. É um sabor único e muito gostoso.

Plaza Murillo. Catedral de La Paz à direita e Palácio Presidencial à esquerda - Foto: Fábio Paschoal

Menino brinca com pombas na Plaza Murillo, em La Paz, Bolívia - Foto: Fábio Paschoal
Também visitamos a Calle de las Brujas para comprar folhas de coca e combater o soroche. Lá descobrimos que o nome da rua vem dos rituais que as cholas realizam com doces, ervas e fetos de lhama (que ficam em exposição para serem comprados por qualquer pessoa que deseje melhorar a vida).

Calle de las Brujas, La Paz, Bolívia (Há um feto de lhama pendurado na primeira loja à esquerda) - Foto: Fábio Paschoal
Terminamos o dia no Restaurante Lunas, na Rua Sagárnaga, onde comemos uma ótima carne de lhama com molho de pimenta.

Cholas vendendo frutas, legumes e flores, na Bolívia - Foto: Fábio Paschoal

2 comentários:

Andréa disse...

Adorei as fotos, quero em breve conhecer esse país.

Débora R Sobreira disse...

Lindas fotos!!!
Parabéns!