Pesquisar este blog

sábado, 16 de março de 2013

Lago Titicaca, o oceano nos Andes

Lago Titicaca - Foto: Fábio Paschoal
Capítulo 2 da série: Bolívia, onde as montanhas tocam as nuvens

Ao abrir os olhos me deparei com uma linda visão: um tapete amarelo de flores seguia da estrada até a beira do lago, que era rodeado por montanhas. Do outro lado, vilarejos com casinhas de barro e campos repletos de ovelhas e lhamas que pastavam tranquilamente. Enquanto o ônibus andava, o Titicaca ficava cada vez mais bonito.

Com dimensões oceânicas, o Lago se perde no horizonte e é impossível saber o que há do outro lado. Picos nevados, rochas verdes e vermelhas, gaivotas, patos, água de um lado, água do outro... Parece que não tem fim.

Após cinco horas de viagem chegamos ao nosso destino: Copacabana. Descemos do ônibus e nos dirigimos diretamente ao Hostal Las Olas. O caminho era curto, mas a altitude e o peso das malas deixaram tudo muito mais difícil. Ao puxar o ar, em busca de oxigênio a mais de 5000 metros, você sente como se estivesse sendo sufocado. Precisamos parar algumas vezes durante o caminho, mas chegamos ao nosso destino.

Chalé do Hostal Las Olas - Foto: Fábio Paschoal
Não poderíamos ter escolhido melhor. Nosso quarto fica em uma montanha com uma vista incrível para o lago. O quarto tem uma janela gigantesca (deve ter uns 6 metros de altura por 5 de largura), lareira para as horas de frio, um mezanino com uma rede para descanso uma sala para receber visitas e um fogão para fazer comida se você prefere preparar as refeições.

Redes na frente do chalé - Foto: Carolina Mitusuka
Os restaurantes bons e baratos não são difíceis de encontrar, mas você vai ter que bater um pouco de perna. Com 25 bolivianos, o equivalente a US$ 3, você faz uma refeição com entrada, prato principal e sobremesa, mas cuidado com sucos, gelo e saladas, pois a água não é segura nem para escovar os dentes (segundo uma placa no banheiro do nosso quarto).

Andamos pela cidade, compramos umas cervejas e fomos para o hostal ver o pôr do sol encerrar o dia.

Mesa da cerveja - Foto: Carolina Mitsuka

Nenhum comentário: