Pesquisar este blog

quarta-feira, 24 de junho de 2009

No Pantanal sempre há algo novo pra ver! (Continuação do conto Salvando a Pátria!)

Casal de Onças Pintadas
Foto de Edson Rocha, o Cabelo
O dia anterior havia sido perfeito! Os hóspedes chegaram com o desejo de ver Arara Azul, Colhereiro, Capivara e Tamanduá Bandeira. Ainda não tínhamos saído para o primeiro safari do segundo dia e a lista de desejos já estava completa! E com um super ultra bonus: Uma Onça Pintada que foi fotografada por um dos hóspedes! Estávamos dentro do caminhão, prontos para sair para mais um safari e um hóspede me perguntou: "A gente já viu tudo o que queríamos ver! O que sobrou pra hoje?" Respondi da seguinte maneira: " No Pantanal sempre há algo novo pra ver!". Então saímos para o passeio... Não demorou muito e um Tamanduá Mirim apareceu! Andamos mais um pouco e avistamos um grupo de Bugios subindo até o topo das árvores para tomar sol! Aí paramos próximo de um açude para tomar um café da manhã junto com colhereiros, garças, socós, capivaras, jacarés e por aí vai. De tarde faríamos canoa. Assim saímos da Cordilheira em direção a Sede e, no caminho, não vimos nada de novo. Mas os hóspedes conseguiram tirar uma foto do Tamanduá Bandeira bem de perto e com uma luz muito boa. Ao chegarmos na Baía da Sede tivemos que cancelar o passeio de canoa. Estava ventando muito e os camalotes foram levados para as bordas da Baía, impedindo a saída das canoas. Decidi fazer o passeio que fazemos com o Projeto Papagaio Verdadeiro (http://blueparrot.wildlifedirect.org/ ou http://www.caiman.com.br/projetos_ambientais_1.aspx?id=3&pt=1) no mês de Setembro: Paramos próximo de uma árvore dormitório e esperamos centenas de papagaios que enchem o céu em busca de um lugar para dormir! É fantástico! Após os papagaios se acomodarem o barulho ensurdecedor acaba... Esse foi o momento em que voltamos para a Cordilheira. Como já estava noite voltamos fazendo focagem e por estar muito frio acabei escolhendo o caminho mais rápido para voltar para a pousada. Ao nos aproximarmos do mata burro onde o gado se aglomera para dormir não avistei nenhum boi! Fiquei atento já que na semana anterior aconteceu a mesma coisa pois um casal de Onças Pardas estavam nas proximidades... Não demorou muito e dois olhos grandes refletiram a luz do silibim! Parei o caminhão na hora! Era um felino com certeza! Peguei o binóculo para verificar... O padrão de rosetas não deixava dúvida: Era a Onça Pintada! Mais uma vez! Uma fêmea que estava deitada na beira da estrada a 15m do caminhão. observamos por alguns minutos até que um hóspede deixou cair algo no caminhão e fez a Onça levantar e entrar na mata calmamente. Não pensei duas vezes: peguei o esturrador (instrumento que imita o esturro da Onça) e comecei a esturrar! Esturrei uma vez... Iluminei a mata... nada. Repeti o procedimento mais uma vez e... Nada. Após a quarta tentativa sem resposta acendi a luz e disse: "Faz um ano que sou guia e nunca tinha visto duas Onças em passeios diferentes com um grupo! Parabéns pela Onça!" Antes de sair resolvi bater a luz do outro lado... Então vimos uma outra Onça! Um macho saiu da mata para defender o território e responder o "chamado da fêmea"! Ao passar a cerca se agachou como os felinos fazem quando se aproximam sorrateiramente de uma presa! Andou em direção a estrada e parou olhando diretamente para nós! Então começou a andar na direção do caminhão! Nesse momento a fêmea esturrou de dentro da mata! o macho virou para esquerda! Parou exatamente onde a fêmea estava deitada e entrou na mata em busca do verdadeiro chamado da fêmea! Foi Fantástico! Então reformulei o discurso: Como estava dizendo, nunca havia visto 3 Onças com um único grupo! É como eu disse: No Pantanal sempre há algo novo pra ver! Inacreditável!"

Anônimo disse...

Esse dia foi demais, eu a Vanessa e o cabelo que avistamos esse casal...foi uma aventura inesquecível pra nós,até mesmo pq atolamos o caminhão e tivemos q andar 7km a pé , e o cabelo tinha torcido o pé pra piorar a siuação!!! mas foi incrível!!!!!