Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Bicho do dia


Nome: Elefante
Grupo de elefantes solteiros vagando pelo deserto de Nxai Pan

Family: Elephentidea

Espécie Loxodonta africana 
 
Status na IUCN: Vulnerável

Fotos tiradas em: Nxai Pan, Delta do Okavango e Parque Nacional Chobe (Botswana) 

História Natural: O elefante africano é o maior mamífero terrestredo mundo. É um herbívoro generalista e muda sua dieta de acordo com as estações e o habitat em que se encontra. Folhas, troncos, frutas e arbustos estão no cardápio. 
Elefante usando a tromba para beber água no deserto de Nxai Pan

A característica mais marcante desse extraordinário animal é sua tromba. utilizada para uma variedade incontável de funções. A tromba é forte o suficiente para levantar galhos de árvores, mas precisa para pegar uma única folha de grama. Pode ainda ser utilizada para beber: O elefante suga uma enorme quantidade de água com a tromba e a leva até a boca  para matar a sede.



Abrindo as orelhas para intimidar em Nxai Pan

As orelhas servem para regular a temperatura. Possuem uma pele muito fina, repleta de vasos sanguíneos. O elefantes abana as orelhas constantemente criando uma brisa que faz com que o sangue, que passa pelas orelhas, resfrie, evitando que o animal superaqueça. 
As orelhas também são utilizadas em exibições de agressividade. Quando um elefante quer intimidar um oponente, abre as orelhas para parecer maior do que já é. Esse é o sinal que diz que você deve se afastar.

Elefante Africano no Delta do Okavango
Essa é a hora que você deve se afastar
Possui uma vasta gama de habitats. De densas florestas, passando por savanas, até desertos; De montanhas elevadas até as areias das praias. São 37 países diferentes na África! Porém, isso não significa que o Elefante Africano se encontra em boas condições. A fragmentação do habitat e os caçadores que procuram o marfim para vender no mercado ilegal são a causa do elefante ser considerado vúlnerável na lista vermelha da IUCN (sigle em inglês para União Internacional pela Conservação da Natureza). 

Mãe amamentando o filhote em Chobe
As áreas de proteção, como os parques nacionais são os últimos refúgios onde podemos encontrar Elefantes Africanos em grandes grupos.

Grupo de elefantes se refrescando na água
No Parque Nacinal Chobe

Nenhum comentário: