Pesquisar este blog

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Pantanal: Capítulo 5

Capítulo 5: O Céu aqui na Terra

As chuvas começam e o rio Paraguai e seus afluentes recebem mais água do que conseguem suportar e transbordam, inundam e transformam o Pantanal na maior planície inundável do Planeta. As terras baixas são ocupadas completamente pela água e os campos de vegetação herbácea se transformam em leitos de lagos rasos e cristalinos.

Vazante sendo inundada. 

Vazante na cheia

Corixo na cheia

Espelho d'água

A volta das chuvas trás uma explosão de vida, as árvores, castigadas na estação da seca, voltam a produzir folhas e tudo volta a ser verde. Muitas aves começam a estação de acasalamento para aproveitar a abundância de frutos que serão produzidos aumentando a chance de sobrevivência dos filhotes. Os mamíferos por sua vez, procuram abrigo em partes mais elevadas onde podem dormir e procurar alimento, enquanto os répteis e anfíbios se sentem mais a vontade para sair.


Cervo do Pantanal/ Marsh Deer
(Blastocerus dichotomus)


 Capivara/ Capybara
(Hydrochoerus hydrochaeris)

Víbora/ Caiman lizard 
(Dracaena paraguariensis)

Jararacussu do brejo/ False Water Cobra 
(Hydronastes Gigas)

Sucuri amarela/ Yellow Anaconda 
(Eunectes notaeus)

Os campos abertos, antes habitados por veados campeiros, emas, tamanduás bandeiras e outros animais terrestres, dão lugar aos patos, jacarés e inúmeras espécies de peixes que procuram por alimento e lugar para desova junto às plantas aquáticas multicoloridas que começam a se desenvolver. 


 Jacaré do Pantanal/ Paraguayan Caiman

(Caiman yacare)


Marreca Cabocla com filhotes/ Black-bellied Whistling Duck 
(Dendrocygna autumnalis)

O Pantanal muda tanto que parece que estamos em um lugar completamente diferente. É difícil de descrever, mas quando o sol está brilhando e a água está calma a paisagem é tão bonita que é possível ver o Céu aqui na Terra.

O Céu aqui na Terra

Nenhum comentário: