Pesquisar este blog

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Bicho do dia

Arara Canindé (Blue and yellow Macaw)

Ara ararauna

Canindé significa Arara Azul em tupi. Isso pode parecer estranho porque a arara que nós chamamos de Arara Azul é totalmente azul. Porém, como a plumagem da Arara Azul é um azul profundo, quando estão distantes elas parecem pretas e por isso os tupis a batizaram de Araraúna, que significa Arara Preta. A Arara Canindé recebeu seu nome devido ao azul que se destaca nas costas da ave.
Quando a Arara Canindé foi descrita como espécie era preciso um nome científico para ela. Como era comum apropriar-se dos nomes locais para essa finalidade os pesquisadores escolheram o nome indígena, mas se confundiram dando o nome indígena da Arara Azul para a Arara Canindé. Esse é o motivo do nome científico da Arara Canindé ser Ara araruna .
A Arara Canindé é muito mais generalista do que a Arara Azul. Ela se alimenta de uma variedade de frutos, como cocos do buriti, bocaiúva e aguaçu, frutos do jatobá, pau terra e pequi entre outras fontes alimentares. A Arara Canindé pode ser encontrada em grandes grupos de até 30 indivíduos. Dentro desses grupos as araras escolhem seus parceiros e permanecem como casal até o final de suas vidas. Se reproduzem em ocos de árvores colocando 3 ovos mais ou menos, no entanto, só um filhote sobrevive normalmente.
A Família das Araras, papagaios e periquitos, os Psitacídeos, são um dos grupos que mais sofrem com o tráfico de animais silvestres. Possuem uma grande diversidade de cores e a capacidade de imitar a voz humana despertando o interesse de pessoas no mundo inteiro. Quando esses animais são caçados as árvores que possuem ninhos são derrubadas para capturar os indefesos filhotes. Com isso não só os Psitacídeos são prejudicados, mas todos os animais que usariam aquelas árvores no período de reprodução. Quando são transportados os filhotes passam por condições terríveis e por isso, a cada 10 animais retirados da natureza por um traficante 9 morrem! Assim se uma pessoa compra uma Arara ilegalmente, essa mesma pessoa está matando 9 Araras!
O simples ato de não comprar já é um jeito de combater o tráfico de animais

Avistada na Pousada Baiazinha

Nenhum comentário: