Pesquisar este blog

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Bicho do dia

Gato mourisco (Jaguarundi)

Um felino diferente dos demais: possui corpo alongado e pernas curtas, pupila circular indicando hábitos diurnos. Possui uma cauda muito comprida (40 cm) em relação ao seu corpo (65 cm). Possui dois tipos de pelagem: vermelho e preta acinzentada. Durante algum tempo se pensou ser duas espécies diferentes, mas hoje se sabe que numa mesma prole podem ser encontrados gatos com as duas pelagens. Antigamente os indivíduos com pelagem vermelha eram chamados de Eyras enquanto os de pelagem preta eram conhecidos como jaguarundis. Hoje as duas versões são conhecidas como jaguarundi ou gato mourisco.
É um animal que vive próximo à água e é um excelente nadador, sendo por isso chamado de Otter cat (gato lontra) em alguns lugares. Quando está caçando procura presas no chão, dando preferência para aves, mas também se alimenta de roedores, lagartos, sapos e peixes. Sua pelagem não tem grande valor comercial e por isso não está na lista dos animais ameaçados de extinção. No entanto o desmatamento e a consequente perda de habitat pode levar esse extraordinário felino a extinção.

Avistado na estrada para o Retiro Arara

4 comentários:

Ninja disse...

Ei, paschoal... vc esqueceu de colocar um titulo!

Bem legal esse bicho... é meio estranhão... diferente mesmo.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

E aiiiiiii rapaz, finalmente vim aqui no seu blog...
Parece que tá realmente curtindo muito por ai hein.

Abração

SOBOLL

Ianes disse...

Legal! Procurei pela internet o nome deste espécime e todas as características são do mesmo animal que vi atropelado aqui na minha região, Manhuaçu-MG. Infelizmente os motoristas são muito imprudentes e não se dão conta do quão raros são estes animais e acabam atropelando os bichos por puro gosto, sempre que encontro estes animais mortos, tiro fotos para conscientizar as pessoas, e infelizmente eu só vejo estes animais mortos, hoje mesmo mataram uma jaguatirica na MG 111 sentido Manhumirim-MG, é uma pena, abraços meu nobre! Parabéns pelo blog!