Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Bicho do dia

Capivara (Capybara)
Hydrocaeris hydrocaeris

A capivara é o maior roedor do mundo com uma média de peso de 63 Kg. Vivem em grupos com uma estrutura hierárquica: Existe um macho dominante, inúmeras fêmeas com filhotes e machos subordinados que ficam na periferia do grupo. Os machos possuem uma glândula sebácea no topo da cabeça que esfregam na vegetação para demarcar o território do grupo. Se alimentam de grama e de plantas aquáticas e são encontradas sempre próximas da água. Assim, possui várias adaptações para a vida aquática:
1) Os olhos, o nariz e as orelhas ficam no topo da cabeça, assim a Capivara pode ficar com o corpo inteiro submerso deixando só as partes essenciais para fora d'água.
2) Possui membranas interdigitais que ajudam na natação.
3) Quando sente uma ameaça emite um grito de alarme, mergulha na água e nada, podendo ficar alguns minutos submersa, até despistar o seu predador (Onça ou Sucuri).
No Pantanal é um animal muito comum e os grupos são encontrados próximos dos humanos já que a Onça tem medo do Homem.

Avistadas na baía da Sede ao lado da Pousada

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Bicho do dia


Arapaçu do bico torto (Red billed scythebill)
Campyloramphus trochilirostris

O Arapaçu do bico torto possui um nome bem apropriado. Seu longo bico vermelho em forma de foice é utilizado para procurar por insetos nas cavidades dos troncos e galhos das árvores. Ainda não foi descoberta nenhuma razão para o bico ser tão fino e curvado. Aparentemente vasculha as mesmas cavidades que os outros Arapaçus. Quando procura alimento começa na base do tronco e vai subindo em espiral fazendo uma varredura na árvore até chegar ao topo. Se sente alguma ameaça se posiciona atrás do tronco e, com movimentos rápidos da cabeça para ambos os lados, tenta ver o que está acontecendo enquanto sobe na árvore

Avistado no IV do Retiro Novo