Pesquisar este blog

domingo, 31 de maio de 2009

Bichos da Noite


Onça Parda, Suçuarana ,Leão da Montanha... (Puma, Cougar , Montain Lion...)
Puma Concolor

A Onça Parda é o quarto maior felino do mundo junto com o leopardo medindo 2 m de comprimento do focinho até a cauda. É uma excelente saltadora podendo chegar a 5 m de altura, 6 m de extensão e podem saltar para o chão de uma altura de 15 m! É o mamífero terrestre com a maior distribuição no ocidente com 110 graus de amplitude. É encontrado desde o Canadá até o extremo sul da América do Sul. Devido a esse fato esse animal detém o recorde de maior quantidade de nomes populares no mundo! Só em inglês possui mais de 40!
É um predador de emboscada caçando uma variedade grande de presas dependendo do habitat em que se encontra. No Pantanal pode se alimentar de veados, capivaras, pequenos roedores e insetos. Está no ápice da cadeia alimentar, mas compete com a Onça Pintada por território aqui no Pantanal. Também preda o gado e ovelhas e por isso corre risco de entrar na lista dos animais ameaçados de extinção. Como a Onça Parda guarda a carcaça, os fazendeiros colocam veneno na carne do animal morto e quando o animal retorna para se alimentar acaba morrendo.
Casal avistado no oito da Sede! Incrível!

terça-feira, 26 de maio de 2009

Bicho do Dia

Seriema (Red legged Seriema)
Cariama cristata

A Seriema é uma ave endêmica da América do Sul, e por isso é uma das aves mais desejadas pelos observadores de aves estrangeiros. No Brasil é encontrada no Centro Oeste, em campos, cerrados e no Pantanal. Sua face é bem característica e parece que está arrumada para sair: Bico vermelho anel azulado nos olhos e cílios bem longos. Pode parecer brega, mas é uma ave muito bonita.
É encontrada em casais e possui um canto muito característico. Possui hábitos terrestres e é uma excelente corredora, podendo chegar a 50 Km/h. Mesmo quando ameaçada prefere a corrida e quando se cansa voa pequenos trechos antes de pousar e voltar a correr. Se alimenta de insetos e pequenos invertebrados. Os fazendeiros gostam dessa ave pois ela se alimenta de cobras. Graças a suas longas pernas cobertas por escamas bem duras fica protegida contra o veneno das serpentes, que mata com fortes golpes de seus pés.

Avistada na frente da Piúva

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Bicho do dia

Tucano Toco (Toco Toucan)
Ramphastos toco

Os Tucanos, junto com as araras e papagaios, são aves símbolos da América do Sul. Possuem cores vibrantes e um bico longo e inconfundível. O Tucano Toco é o maior de todos e é encontrado em partes da Amazônia e no Brasil central sendo que sua maior população está localizada no Pantanal. Se alimentam de pequenos frutos, insetos, ovos e filhotes de aves pequenas. Por causa disso é comum encontrar passarinhos no encalço de tucanos durante a temporada de reprodução (setembro a novembro). São os maiores predadores de ovos e filhotes do Pantanal! Mas também são grandes dispersores de sementes de frutas que servem de alimento para inúmeras espécies de pássaros.
O bico é praticamente do mesmo tamanho que o corpo do tucano e apesar de parecer pesado ele é muito leve. Se olhado contra a luz o bico torna-se translucido pois possui vários espaços vazios. Suas bordas são serrilhadas ajudando a manejar seu alimento habilmente.

Avistado no Palma da Sede

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Bicho do dia

Choró olhos de fogo Fêmea (Great Antshrike Female)
Taraba major

Choro Olhos de Fogo macho (Great Antshrike male)
Taraba major

O Choró olhos de fogo é uma ave que vive nas partes baixas da mata onde procura por insetos. São encontrados aos pares. Macho e fêmea são tão diferentes que não parecem ser da mesma espécie. A Fêmea possui diferentes tons de marrom enquanto o macho é preto com detalhes em branco. Mas os olhos são inconfundíveis: Possuem uma cor vermelha bem intensa, como se estivessem pegando fogo. Possuem vários cantos com diferentes finalidades: demarcação de território, atração do sexo oposto, alarme, etc...

Avistado no IV do Retiro Novo