Pesquisar este blog

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Um raio pode cair duas vezes no mesmo lugar?

Onça (Jaguar)
Foto de Edson Rocha, Cabelo
Já era o terceiro dia de pacote e havíamos visto muita coisa! De manhã fizemos cavalo e à tarde fizemos canoa. No entanto, esse dia estava ruim, a temperatura era alta demais e os animais não estavam aparecendo. Saímos então para a focagem fazendo o circuito da Sede que é ótimo para ver Tamanduás (no período da seca), mas não vimos nenhum... Já estávamos quase no final do circuito e não havíamos visto nada! Aos nos aproximarmos da Ponte do Paizinho tive que resolver um dilema: Uma das atrações vendida pela agência são os olhos brilhantes dos jacarés na focagem. A Ponte do Paizinho é o último ponto em que podemos fazer isso! Mas eu sabia que a Onça estava rondando aquela ponte! Havia visto essa Onça na semana anterior cruzando a Ponte (O Gato Pintado cruzou a estrada) e o Didi (guia de campo) tinha avistado o Bicho no dia anterior a 200m da mesma Ponte! Como o dia estava muito quente e a estrada bordeava o lago existia a possibilidade Dela sair para beber água. Tinha que tomar uma decisão rápida! Ou Seguia o protocolo e parava para os olhos dos jacarés assustando qualquer coisa que estivesse por perto com a minha fala sobre eles ou quebrava o protocolo passando pelos jacarés e rezava para a Onça aparecer! Decidi arriscar, mesmo sabendo que a probabilidade de não vermos nada era muito grande! Ao passar pela Ponte já estava me arrependendo... Fiquei pensando "O Didi viu essa Onça ontem... É praticamente impossível avista-la novamente hoje. Ela tem um território muito grande pra defender e deve estar em outro lugar. Seria como um raio cair duas vezes no mesmo lugar..." Mas ele caiu! 20 segundos após passarmos pela Ponte a Onça pulou na frente do caminhão e começou a correr! Gritei "Jaguar! Jaguar! Jaguar!" me abaixei para os hóspedes poderem ver enquanto o caminhão seguia no encalço da Onça que estava a 15m de distância! Ela correu por 10 segundos até fazer uma curva brusca pra entrar na floresta! Foi sensacional! Depois desse dia fica comprovado: um raio pode cair duas vezes no mesmo lugar.

domingo, 22 de fevereiro de 2009

Bicho do dia


Gato mourisco (Jaguarundi)
Puma yagouaroundi

Um felino diferente dos demais: possui corpo alongado e pernas curtas, pupila circular indicando hábitos diurnos. Possui uma cauda muito comprida (40 cm) em relação ao seu corpo (65 cm). Possui dois tipos de pelagem: vermelho e preta acinzentada. Durante algum tempo se pensou ser duas espécies diferentes, mas hoje se sabe que numa mesma prole podem ser encontrados gatos com as duas pelagens. Antigamente os indivíduos com pelagem vermelha eram chamados de Eyras enquanto os de pelagem preta eram conhecidos como Jaguarundis. Hoje as duas versões são conhecidas como jaguarundi ou gato mourisco.
É um animal que vive próximo à água e é um excelente nadador, sendo por isso chamado de Otter cat (gato lontra) em alguns lugares. Quando está caçando procura presas no chão, dando preferência para aves, mas também se alimenta de roedores, lagartos sapos e peixes. Sua pelagem não tem grande valor comercial e por isso não está na lista dos animais ameaçados. No entanto o desmatamento e a consequente perda de habitat pode levar esse extraordinário felino a extinção.

Avistado na estrada para Bodoquena

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Bicho do dia


Socoí Vermelho (Least Bittern)

O menor socó da América do Sul podendo medir 28 cm. Apesar de comum é muito difícil de ser avistado devido ao seu comportamento: Procura por peixes ou insetos entre a vegetação aquática. Se sente uma ameaça coloca seu bico para cima vira seus olhos em direção a ameaça e balança de acordo com o vento, ficando semelhante a um galho. É uma ave migratória encontrada do norte dos EUA até a Argentina.
Avistado na Baía da Sede