Pesquisar este blog

terça-feira, 30 de setembro de 2008

Bichos da noite

Onça (Jaguar)

Animal símbolo da fauna brasileira. É o maior felino das américas podendo chegar a 2,10 m de comprimento e pesar 115 Kg. Como é exclusivamente carnívora precisa comer pelo menos 2 Kg por dia, o que determina um território de caça de 25 a 80 Km² possibilitando capturar uma grande variedade de presas. É uma excelente caçadora de emboscada. Suas patas curtas não a permite fazer longas corridas, mas são dotadas de uma força gigantesca necessária para domar animais de mais de 300 Kg. Se alimenta de antas, capivaras, porcos monteiros, jacarés, tartarugas , gado e mais uma grande variedade de presas menores. A Onça possui um papel muito importante no ecossistema na medida em que seleciona naturalmente as presas mais fáceis de serem abatidas, em geral indivíduos inexperientes, doentes ou mais velhos, o que pode resultar como benefício para a própria população de presas. Enquanto os outros felinos possuem uma técnica de caça com mordida profunda no pescoço seguida de sufocamento, a Onça possui uma maneira única de caçar: crava os caninos na cabeça da presa perfurando o cranio da vítma chegando até o cérebro. Possui a mordida mais poderosa entre todos os felinos podendo quebrar cascos de tartarugas com facilidade. Infelizmente é um animal ameaçado de extinção devido a caça pela pele, a destruição de seus habitats, o isolamento populacional e a caça e envenenamento por fazendeiros. Ver esse animal na natureza é uma experiência única e eu espero que muitas pessoas possam ter esse privilégio.

Avistadas no Açude da Cordilheira do 10

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Bicho do dia



Tatu galinha (Nine banded armadillo)
O Tatu galinha recebe esse nome devido ao fato de atacar constantemente os galinheiros em busca de ovos e as vezes dos pintinhos. Possui hábitos noturnos e normalmente é encontrado sozinho. Se alimenta pequenos vertebrados, invertebrados (principalmente formigas e cupins), frutos caídos no chão e raízes.
Essa espécie é a única capaz de inflar o intestino com o intuito cruzar as águas de um rio. Também pode prender a respiração por até 6 minutos e cruzar andando pelo fundo de rios mais estreitos. Outra peculiaridade se refere a reprodução: A fêmea sempre da a luz a quatro filhotes do mesmo sexo.
Sua carne é muito apreciada pelos caçadores e sua audição e visão são precárias. Esses fatos facilitam a caça, um dos fatos que contribui para a diminuição do número de indivíduos desta espécie (mesmo com a proibição da caça).

Avistado na estrada da Cordilheira

sábado, 27 de setembro de 2008

Bicho do dia

Murucututu (Spectacled Owl)

Possui um canto grave e longo que é interpretado como Murucututu dando origem ao seu nome. É uma coruja grande, pode chegar a medir 46 cm e pesar 850 g. Possui hábitos noturnos sendo muito silenciosa quando voa, porque possui penas modificadas que abafam o som das batidas das asas. Se alimenta de mamíferos de pequeno e médio porte, aves, pequenas lagartas e pode capturar caranguejos. Espera pousada em um galho, voa silenciosamente e pega suas presas sobre o solo ou nas árvores. Durante o dia, dorme pousada em árvores densas no interior da mata.
Avistada na trilha dos Queixadas

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Um é pouco. Dois é bom! Três nunca é demais!

Era um dia comum, o sol estava de rachar. Estávamos fazendo Caiman tour e havíamos acabado de chamar os jacarés. Todos estavam meio apreensivos porque os bichos estavam meio agitados. Foi aí que passou voando em cima de nossas cabeças um Macaco Prego! Caiu na Bocaiúva que estava do nosso lado. Nesse momento os hóspedes esqueceram dos jacarés e começaram a olhar pro alto! Vários macacos Seguiram o primeiro dando saltos enormes por cima de nós! Foi incrível! Tirando o fato do Juarez e eu ficarmos o tempo todo segurando os jacarés para não atacarem os hóspedes, foi incrível! Depois desse show voltamos ao caiman tour e em seguida fomos para a pousada almoçar. De tarde não vimos muita coisa, no entanto o por do sol visto da Canoa foi lindo. Mas foi a noite que as coisas começaram a esfriar! O que significa que os Tamanduás iriam sair em busca de comida. Então saímos em busca deles na focagem! Fizemos o circuito da sede e quando estávamos chegando próximos a vila um Tamanduá Bandeira apareceu do lado do caminhão! Paramos e os flashs começaram a disparar! Foi então que uma hóspede disse: "Tem algo se mexendo ali na frente!" Tirei o foco do Tamanduá e coloquei a luz bem em frente ao caminhão! E nos deparamos com outro Tamanduá Bandeira gigante estava lá! Aí fui mudar o foco para o outro Tamanduá e no meio do caminho... Apareceu uma fêmea com o filhote nas costas! Os bichos estavam tão perto que se abríssemos a porta do caminhão a porta bateria em um deles! E deu pra perceber que a visão e a audição deles são péssimas! Nenhum notou a presença do outro e nem a nossa! Melhor pra nós que tivemos o privilégio de vê-los tão de perto!

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Bichos do dia

Macaco Prego (Brown Capuchin)

Animal de hábitos diurnos, normalmente encontrado em árvores, mas de vez em qundo desce ao chão para buscar água, comida, ou para andar de uma árvore a outra onde o pulo seria impossível de se realizar. Normalmente é encontrado em grupos de até 20 indivíduos sempre liderado por um macho alfa (o maior e mais forte), mas podem ser encontrados sozinhos.
Uma característica marcante dessa espécie é o uso de ferramentas: Quando um macac0 prego pega uma semente, procura uma pedra grande e plana, colca a semente na pedra e com uma pedra menor martela a semente até que ela se abra. Além de sementes ele se alimenta de frutos, flores, insetos, lagartos, sapos entre outras coisas.
O grupo segue uma hierarquia: sempre o macho alfa anda no meio do grupo ficando protegido contra predadores, fêmeas batedoras andam na linha frente enaquanto o resto do grupo vem atrás. Assim, o macho alfa e as fêmeas da linha de frente comem primeiro enquanto os outros devem esperar.

Avistados na ponte do paizinho pulando por cima de nossas cabeças

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Bicho do dia

Pica pau de topete vermelho fêmea (Female Crimson Crested woodpecker)


Pica pau de topete vermelho macho (Male Crimson Crested woodpecker)

Mede mais ou menos 31 cm e é caracterizado pelo topete vermelho, e um "V" branco nas costas pretas. Pica Paus são animais solitários, podendo andar juntos na época de acasalamento e possuem um vôo caracterísco: batem as asas rapidamente e depois param fazendo uma trajetória ondulada. Se alimentam de larvas, sobretudo de besouros. Batem no tronco até localizarem um som oco. Então começa a martelar com a cabeça tirando lascas da madeira até chegar na cavidade, aí coloca sua língua pegajosa e afiada tentando capturar sua presa. Também comem formigas e seus ovos, cupins e frutas como mamão e laranja. No período reprodutivo o casal elabora uma cavidade na face voltada para o solo da árvore para se protegerem da chuva e de predadores. A entrada tem o tamanho exato para passar o Pica pau. São muito importantes para outras aves que não conseguem fazer tocas em árvores, utilizando os buracos feito pelo Pica pau. Os maiores beneficiados são: periquitos, papagaios, araras, araçaris, pequenos mamíferos, répteis e anfíbios.

Avistados na RPPN Dona Araci

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Bicho da noite


Paca (Paca)

Animal de médio porte podendo chegar a 60cm de comprimento. Habitam florestas tropicais permanecendo perto de rios ou riachos sendo excelentes nadadoras. Sempre que estão em perigo fogem para a água. Sua toca tem várias saídas de emergência bem escondidas por folhas possibilitando escapar de predadores. Pertence a família dos roedores se alimenta de folhas, raízes e frutos caídos no chão inteira em busca de alimento. Elas comem folhas, raízes e frutos caídos no chão. É um animal muito caçado pelos fazendeiros, não apenas porque causa grande prejuízo às plantações de cana-de-açúcar, mas porque sua carne é muito apreciada.

Avistada próxima a Ponte do Paizinho