Pesquisar este blog

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Hora da Boia (Suaçuboia)

Suaçubóia (Corallus hortulanus)

Valdírio, um dos guias de campo, entra correndo pelo corredor, "Fábio! Fábio! Fábio!". Acordo assustado, tentando entender o que está acontecendo. "Uma cobra acabou de pegar um morcego!" 

Imediatamente peguei minha máquina e corri para registrar o momento. Ao sair pela porta, tomei um susto! Quase bati no bicho! Que estava prestes a iniciar a refeição. Era uma suaçubóia, uma cobra bem comum aqui na Amazônia. Na época de chuva elas começam a aparecer com mais frequência na clareira do Cristalino Jungle Lodge (http://www.cristalinolodge.com.br/?lang=pt). 

Geralmente as cobras engolem as presas pela cabeça. E a suaçuboia tentou começar por ali. Mas as asas do morcego estavam atrapalhando muito. Então a cobra mudou a tática: virou o morcego pro outro lado e começou o seu jantar.

Suaçuboia (Corallus hortulanus) após agarrar um morcego
Normalmente as cobras começam a 
engolir a presa pela cabeça
 Se ficar muito complicado engolir pela cabeça, 
a serpente tenta de outro modo
Os anéis ajudam a segurar a presa 
enquanto a cobra a engole
A cada espiração da presa a serpente aperta mais. 
Sem conseguir respirar, a vítima morre sufocada
As cobras deslocam os ossos da mandíbula inferior, 
que são conectados por pele. Com esse mecanismo 
conseguem engolir presas maiores do que elas
Após uma refeição trabalhosa algumas 
cobras podem ficar meses sem comer

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Onça-pintada/ Jaguar (Panthera onca)

Nessas últimas semanas não tenho postado no blog. Existe um motivo bom para isso: estou trabalhando no viajeaqui (http://viajeaqui.abril.com.br/) o site de Turismo da Editora Abril. Acabei de subir para o site o meu primeiro trabalho pela National Geographic Brasil On Line. 

Volta ao Mundo em 17 Animais


Onça-pintada/ Jaguar
(Panthera onca)

Por lei o sabiá-laranjeira é um símbolo nacional do Brasil, mas a onça-pintada é um animal muito mais associado ao nosso país. Ela possui a mordida mais poderosa entre todos os felinos, capaz de quebrar cascos de tartarugas com facilidade. Sua tática de caça é única: crava os caninos na cabeça da presa quebrando o pescoço ou crânio da vítima.A onça possui um papel importante no ecossistema: seleciona naturalmente as presas mais fáceis de serem abatidas, em geral indivíduos inexperientes, doentes ou mais velhos. O que pode resultar como benefício para a própria população de presas. Porém, fazendeiros abatem esses predadores para proteger seus rebanhos. O desmatamento e a fragmentação do habitat são outras ameaças e colocam o felino como quase ameaçado na lista vermelha da IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza, na sigla em inglês).

 Para ver o restante da galeria acesse:    http://viajeaqui.abril.com.br/materias/volta-ao-mundo-em-17-animais#1