Pesquisar este blog

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Bicho do dia


Girafa em Linyanti
( Giraffa camelopardalis  )

Nome: Girafa

Família: GIRAFFIDAE

Espécie: Giraffa camelopardalis


Status na IUCNLeast Concern

Fotos tiradas em: Nxai Pan, Delta do Okavango e Linyanti

História Natural: A girafa é o mais alto mamífero terrestre do planeta. Com seu longo pescoço consegue pegar as folhas mais tenras das árvores mais altas, onde nenhum outro herbívoro é capaz de alcançar. No entanto, ela precisa de um coração grande para gerar pressão suficiente para que o sangue chegue até seu cérebro. Quando ela baixa a cabeça  para beber, um sistema de válvulas impede que sangue em excesso chegue à cabeça e exploda os vasos sanguíneos. 

Girafa bebendo água em Nxai Pan
As girafas podem ser encontradas em grupos com estrutura frágil. Se reúnem para comer, mas após algumas horas já estão bem espalhadas. Os machos adultos são solitários e entram em brigas pelas fêmeas na temporada de acasalamento. Se posicionam lado a lado e começam a balançar o pescoço, desferindo golpes com os pequenos chifres. Por esse motivo os machos possuem chifres carecas, enquanto as fêmeas tem tufos de cabelo cobrindo as pontas.

 Girafa em Nxai Pan

Girafa macho no Delta do Okavango


 Casal em momento de intimidade

Hora de dormir

sábado, 7 de janeiro de 2012

Bicho do dia



Rinoceronte Branco/ White Rhino
Ceratotherium simum 
Nome: Rinoceronte-branco

Família: RHINOCEROTIDAE

Espécie Ceratotherium simum 
 
Status na IUCN: Quase ameaçado

Fotos tiradas no: Parque Nacional Mosi oa Tunya, Zâmbia

Rinoceronte Branco/ White Rhino
Ceratotherium simum  
História Natural: O Rinoceronte-branco é um herbívoro que se alimenta basicamente de gramíneas, e passa metade de seu dia dedicado a essa atividade. É um animal gigantesco, podendo chegar a mais de 3 toneladas! Sua característica mais marcante são os dois chifres de queratina massiça utilizados para intimidação e para o combate. Quando incomodados baixam a cabeça e colocam a orelha para trás, balançam o chifre de um lado para o outro no chão e correm para o ataque, podendo alcançar 50 km/h em uma corrida! 

Rinoceronte Branco/ White Rhino
Ceratotherium simum 
A grande ameaça a esses animais vem da caça ilegal para o comércio do chifre, que é utilizado na medicina chinesa tradicional e na confecção de artefatos (por exemplo: chifre de rinoceronte é um material altamente valorizado na confecção de cabos ornamentados de adagas cerimonias para cerimônias em alguns países do Oriente Médio)

Guerras civis na República Democrática do Congo e no Sudão dizimaram a população de rinocerontes brancos no norte da África, e hoje ele é considerado extinto no Congo.


Rinoceronte Branco/ White Rhino
Ceratotherium simum 
Rinoceronte Branco/ White Rhino
Ceratotherium simum