Pesquisar este blog

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Bicho da noite

Coral Aquática/ Aquatic Coral Snake
Coral verdadeira
(Micrurus surinamensis)


Coral Falsa/ Common false Coral Snake
(Erythrolanprus aesculapii)

A Cobra coral possui uma coloração aposemática. Essa coloração tem a função contrária a da camuflagem. A Coral avisa aos predadores que ela é perigosa. As cores Vermelho, preto e branco ou amarelo juntas são reconhecidos pelos animais como perigosas. Assim a cobra guarda seu veneno para suas presas. Essas cores foram adotadas por cobras não peçonhentas (que não inoculam veneno) como uma maneira de sobrevivência. Tais cobras enganam os predadores que pensam que elas são perigosas, mas na verdade não são. Por serem praticamente idênticas às Cobras Corais são chamadas de corais falsas.
A Cobra Coral não é agressiva e não da bote, só apresenta perigo se for manuseada. Sua presa de veneno é fixa na parte da frente da boca e por isso ela morde ao invés de picar. Se incomodada esconde a cabeça junto ao corpo e levanta e enrola a cauda fazendo com que ela se pareça com a cabeça. Isso tira a atenção do predador e dá uma chance da coral morder enquanto seu agressor se distrai com a cauda.
No Brasil todas as cobras peçonhentas possuem um orifício entre a narina e a boca. Esse orifício é denominado de fosseta loreal e tem a função de perceber o calor. Com isso a serpente consegue caçar sem problemas à noite. A única cobra brasileira que foge a essa regra é a Cobra Coral. Assim se você se deparar com uma cobra com as cores vermelho, preto e branco ou amarelo fique longe dela e você estará longe de problemas.

Avistadas na clareira do Hotel de Selva Cristalino

domingo, 5 de junho de 2011

Bicho do dia

Jibóia/ Red tail boa 
(Boa constrictur constrictur)

A Jibóia é uma cobra de emboscada. Fica imóvel em algum lugar a espreita de alguma presa em potencial. Quando a vítima passa ela da o bote, cravando seus dentes afiados, e começa um abraço mortal. A cada expiração da presa a Jibóia aperta mais, até o ponto em que o coração da vítima para de bater. Então começa a ingerir sua refeição por inteiro. 
As Jibóias são cobras generalistas e se alimentam de qualquer animal que são capazes de agarrar, incluindo aves, macacos e catetos. A Jibóia não possui veneno, mas uma mordida pode causar infecção, pois ela carrega muitas bactérias na boca... São cobras muito agressivas quando se sentem ameaçadas, porém se não forem incomodadas não apresentam nenhum perigo para nós.

Avistada na clareira do Hotel de Selva Cristalino