Pesquisar este blog

quarta-feira, 16 de março de 2011

Amazônia Selvagem: Capítulo 14

Capítulo 14: Amazônia...

Essa parte da minha vida se chama Amazônia, e envolve abrir mão de coisas importantes como família e amigos. Mas também envolve olhar pra mim e descobrir o que eu quero, aprender coisas novas todos os dias, acordar sem saber como vai ser o dia, mas saber que o dia vai ser fantástico e, de quebra, conhecer um dos lugares mais extraordinários do Planeta.



A Amazônia é uma terra de superlativos: É a maior floresta tropical do mundo, com mais de 40.000 espécies de plantas. Em nenhum lugar na Terra se encontram tantas espécies diferentes de aves, peixes de água doce ou borboletas. A Amazônia é casa de uma em cada 10 espécies conhecidas pela ciência. Entre elas estão a Onça Pintada, o maior felino das Américas; A Harpia, a mais poderosa ave de rapina do planeta; a Sucuri, a cobra mais pesada do mundo; a Surucucu, a maior víbora da Terra...




Onça Pintada/ Jaguar

(Panthera onca)


Harpia/ Harpy Eagle
(Harpia harpyja)


Sucuri/ Green Anaconda
(Eunectes murinus)



Surucucu Pico de Jaca/ Bushmaster
(Lachesis muta)

Viver na Amazônia é uma experiência única. Só estando aqui, dia após dia, enfrentando o sol causticante nos dias de seca e as chuvas intermináveis na temporada da cheia, acompanhando a mudança no comportamento dos animais que precisam se adaptar a essas diferentes estações, observando as aves migratórias chegando quando o alimento é abundante e indo embora quando o mesmo fica escasso, experimentando os frutos, gostosos ou não, que se desenvolvem nas diferentes épocas do ano, reparando no ciclo de vida das borboletas... Só assim é possível se ter uma vaga idéia do que é esse lugar... Um lugar que aprendi a amar! A Amazônia me ensinou como ser um guia melhor, aprendi muito sobre o ecossistema e sobre as relações entre os seres vivos e o meio ambiente. É impressionante como tudo isso é perfeito e frágil ao mesmo tempo...



Aqui conheci pessoas inesquecíveis, gente com um coração do tamanho do mundo, gente que me faz acreditar que ainda existe esperança para a Terra. Aprendi e estou aprendendo muito todos os dias e não me canso de ver coisas que me fascinam! A Amazônia me proporcionou, e ainda proporciona, muito mais do que eu poderia sonhar e só tenho a agradecer por tudo que aconteceu comigo até agora. Mas o isolamento é muito grande e estou chegando ao meu limite. Está na hora de procurar novos ares.

Saio daqui com muito mais conhecimento, mas com a consciência de que ainda sabemos muito pouco sobre esse lugar. E esse motivo sozinho, entre tantos outros que existem por aí, já seria suficiente para preservá-lo. A Amazônia vai deixar saudades, mas estará sempre viva na minha memória e no meu coração.