Pesquisar este blog

quinta-feira, 25 de março de 2010

África Selvagem: Capítulo 20


Capítulo 20: Um lugar único no mundo.

A África é muito mais do que qualquer pessoa pode imaginar! É um lugar que todos deveriam conhecer. Estar junto com todos esses animais é uma sensação incrível, faz você se sentir parte da natureza novamente e desperta uma vontade gigantesca de cuidar do que ainda nos resta para que esses encontros com a vida selvagem continuem ocorrendo.
Saio deixando muitas saudades e levando lembranças inesquecíveis. Tenho a certeza de que um dia voltarei, porque uma viagem é muito pouco pra tudo o que a África tem a oferecer. Foi extraordinário!

terça-feira, 9 de março de 2010

África Selvagem: Capítulo 19

Capítulo 19: Rastreando o Rinoceronte Branco

A metralhadora nas mãos do guarda do parque nacional era o aviso: Era uma caminhada perigosa! Na estação das chuvas o capim fica alto e é quase impossível ver um animal, mesmo que esteja bem a sua frente! Andar na savana africana é uma experiência incrível! Qualquer coisa pode ser perigosamente letal, seus sentidos ficam aguçados. A audição e o olfato são tão importantes quanto a visão para perceber o ambiente que está a sua volta!
Estávamos em busca do Rinoceronte Branco! A tensão era muito grande e cada passo era dado com muita cautela! Andávamos sempre em fila e próximos uns dos outros para parecer um único corpo aos olhos do Rinoceronte, que não possui uma visão muito apurada... De repente o guarda parou! Fez sinal para todos fazerem silêncio! O Rinoceronte estava perto! A cada passo, meu coração batia mais forte enquanto nos aproximávamos tentando fazer silêncio ao pisar no chão cheio de galhos secos! O Guarda fez sinal para pararmos! E de trás dos arbustos Ele surgiu!


Rinoceronte Branco (Ceratotherium simum)

Rinoceronte Branco (Ceratotherium simum)

Rinoceronte Branco (Ceratotherium simum)

Rinoceronte Branco (Ceratotherium simum)

Rinoceronte Branco (Ceratotherium simum)

Um Gigante de mais de 3 toneladas a menos de 10 m de distância! Todos ficaram paralisados até que o guia fez um sinal que significava que estava tudo certo e que podíamos tirar fotos! Foi uma experiência fantástica!
De tarde saímos para um cruzeiro no rio Zambezi. Foi o por do sol mais bonito que vimos na África e a maneira perfeita de encerrar a melhor viagem da minha vida... Até hoje!

Cruzeiro no rio Zambezi

Egyptian gooses, Sacred Ibis, White faced ducks

Hipopótamo (Hippopotamus amphibius)

Bushbuck (Tragelaphus scriptus)

Malachiye Kingfisher (Alcedo cristata)

Por do Sol no Rio Zambezi

segunda-feira, 8 de março de 2010

África Selvagem: Capítulo 18


Capítulo 18: Victoria Falls, uma das Sete maravilhas naturais do Mundo

Antes mesmo de chegar nas Victoria Falls é possível ver o spray d'água a quilômetros de distância! A força da água é impressionante! O ponto mais alto das cataratas é de 180 m, mas a água bate com uma força tão grande no fundo que volta em forma de tempestade molhando os turistas abalados com tanta beleza! É impossível ter uma visão completa das cataratas pelo chão já que a água bloqueia parte dos 7 Km de largura das Victoria Fallls! Com a luz do sol a experiência é ainda mais espetacular, quando os arco-íris pulam à frente dos seus olhos! É fantástico! Nosso guia era muito engraçado! Ele pegou a câmera do meu pai e ficou tirando fotos nossas até o final do passeio! E ele era super exigente! Pedia para a gente andar até a luz e fazia a gente mudar de posição para um enquadramento melhor. O que fez o passeio se tornar mais divertido!

Impossível cruzar a ponte sem se molhar!
A ponte tem 180 m de altura

Arco-íris estão em todos os lugares

Fica difícil tirar foto com tanta água

Victoria Falls ao fundo. Meu pai, minha mãe e eu

É impressionante!

Victoria Falls, eu, meu pai e minha mãe

Ao sair passamos na feirinha que fica em frente das Cataratas para comprar lembranças. Rick, o gerente do Stanley Safari Lodge já havia nos avisado: "Aqui no hotel nós temos uma lojinha, mas os preços são fixos, na feira das cataratas você pode negociar. E é esperado que você negocie! Eles começam com um preço muito alto, quando esse preço chegar a 1/3 do perço inicial você estará fazendo um bom negócio." As esculturas são muito bem feitas, mas os vendedores tentarão passar as piores pra você. Eles chegam colocando as coisas na sua mão e se você não disser nada eles já vão embrulhando. Um bom negociante pode chegar a ter um desconto de até 80%, mas é preciso ter nervos de aço!

Feirinha das Cataratas

sexta-feira, 5 de março de 2010

África Selvagem: Capítulo 17

Foto de Sérgio Paschoal

Capítulo 17: Stanley Safari Lodge, um conceito diferente de hospedagem

Cruzamos a fronteira deixando a belíssima Botswana com o desejo de um dia retornar. Estávamos na Zâmbia para ver as Victoria Falls! Ficamos no Stanley Safari Lodge e o conceito de hospedagem é totalmente diferente de tudo que eu já havia visto antes. Cada quarto é único, construído e decorado de uma maneira diferente. No entanto, todos possuem uma coisa em comum: Uma varanda com uma linda vista do Rio Zimbabue e do Spray das Victoria Falls! E o mais incrível de tudo: não há parede nenhuma separando sua cama dessa visão maravilhosa! Pra melhorar as coisas você decide o horário e o local das refeições! E a comida é excelente! A piscina é fantástica além de ter a mesma vista dos quartos tem uma queda para simular as cataratas! Toda a equipe é muito prestativa e amigável e você se sente em casa por lá!

Meu Quarto

Vista da minha cama
(não existe parede)

Banheira

Visão da varanda do quarto

Café da manhã no quarto

Jantar ao por do sol
Foto de Sérgio Paschoal

quinta-feira, 4 de março de 2010

África Selvagem: Capítulo 16

Capítulo 16: A magia volta à Chobe

Acordei sentindo falta dos acampamentos! Eles dão um charme especial para a viagem, o atendimento é personalizado e os guias são excelentes! Completamente diferente de Chobe Safari Lodge com seus 80 quartos, inúmeros carros lotando as estradas do Parque e seus péssimos guias! Ainda faríamos mais um safári, mas minhas expectativas eram muito baixas devido à nossa experiência passada. Infelizmente eu superestimei o passeio, porque nosso "guia" era ainda pior do que o anterior! Tudo bem que Chobe é famoso por ter a maior concentração de elefantes do mundo, mas não é preciso parar para cada um deles! O que me deixava mais nervoso era que nosso "guia" não parava para ave nenhuma, nem para as que estavam do lado da estrada! E sempre que eu pedia para ele parar a parada não demorava mais do que um falcão peregrino em seu mergulho mortal! É preciso de muito treinamento até essas pessoas virarem guias de verdade!


Babuíno (Papio ursinus)

Babuíno (Papio ursinus)

Puku (Kobus vardoni)

Elefante bem próximo dos meus pais

À tarde faríamos um passeio de barco, mas aquela atmosfera CVC já estava me irritando muito! Não via a hora de ir para Zâmbia e ver as Victoria Falls.

Barco
Foto de Sérgio Paschoal

No entanto, o passeio de de barco foi surpreendente! E de um modo muito bom! A magia estava de volta! Nosso Guia, Tom era excelente! Parava por um bom tempo para todos os bichos, inclusive para as aves, e ainda passava informações interessantes sobre cada animal.

Hipopótamo (Hippopotamus amphibius)

Crocodilo
Foto de Sérgio Paschoal

Elefantes no rio

African Fish Eagle (Haliaeetus vocifer)

Perguntei a Tom qual era nossa chance de ver uma manada de Búfalos e ele respondeu: "Agora tem muita água por aqui e o capim está muito alto... Ver uma manada de Búfalos seria muita sorte! 10 minutos depois ele parou ao meu lado e disse: "O que é aquilo ali na frente?"

Búfalos (Syncerus caffer)

Peguei o binóculo e lá estavam eles! Uma mandada de Búfalo tomando conta da ilha à nossa frente! Chobe finalmente me deixava feliz!

quarta-feira, 3 de março de 2010

África Selvagem: Capítulo 15

Capítulo 15: Chobe, O Paraíso dos Elefantes

Após o almoço era hora de deixar Lagoon Camp. Saímos levando momentos inesquecíveis e deixando muita saudade. Vundi foi o melhor guia que tive na África, e um dos melhores que já conheci. Mas era a hora de pegar o avião e ir para Chobe.

Chobe é um Parque Nacional que possui a a maior concentração de elefantes no mundo, é famoso por sua vida selvagem, sendo um dos locais mais procurados de Botswana pelos turistas. Mas ao chegar em Chobe confesso que a magia da viagem se perdeu um pouco... A influência humana é muito presente. Do avião vimos queimadas, criações de gado e cidades, muito diferente das outras partes de Botswana que visitamos onde não se via nenhum resquício de civilização. Mesmo assim ainda era possível ver a vida selvagem cruzando nosso caminho

Elefantes cruzando o rio

Ficamos no Chobe Safari Lodge, um hotel todo decorado com mais de 80 quartos equipados com TV e ar condicionado que me fez sentir falta das super tendas.

Restaurante do Chobe Safari Lodge
Foto de Sérgio Paschoal

meus pais em frente à piscina do Chobe Safari Lodge
Foto de Fábio Paschoal

Quarto do Chobe Safari Lodge
Foto de Sérgio Paschoal

Saímos para nosso primeiro Safári e foi muito decepcionante! O "guia" que estava com a gente era terrível! Pra mim era uma ofensa ele ser chamado de guia! Ele era um motorista que apontava para um bicho e dizia o nome dele. A especialidade dele era avistar animais gigantescos a uma distância muito próxima! Mas não parava por aí! Ele se aproximava tanto antes de parar que os bichos se assustavam e saiam correndo até parar bem longe de nós! Ainda bem que estava com meus binóculos! A velocidade também era uma de suas características marcantes! As paradas para os mamíferos duravam cinco minutos no máximo! E quando eu pedia pra ele parar pra alguma ave, a parada era mais rápida que um Guepardo perseguindo uma Gazela! Era impossível tirar uma boa foto! Um outro problema de Chobe são os inúmeros carros que congestionam as estradas! Em algumas horas em que estávamos parados observando algum animal e outro carro queria passar, o "guia" acelerava para assustar os bichos e facilitar a passagem do carro dele! Um Absurdo! Vale a pena pela vida selvagem!

Lagarto Monitor
(Varanus niloticus)

Long-tailed Paradise Whyda
(Vidua paradisaea)

Greater Kudu
(Tragelaphus strepsiceros)

Filhote de elefante mamando

terça-feira, 2 de março de 2010

África Selvagem: Capítulo 14

Capítulo 14: O Fantasma da África

O Leopardo é um dos animais mais furtivos da África! Sua população é maior que o dobro das populações de leão e guepardo juntas! No entanto, é muito mais difícil ver um Leopardo em um safári do que qualquer outro grande felino!

O carro parou! Vundi desceu para nos mostrar uma pegada. Havia chovido na noite anterior, então não havia dúvida, era uma pegada recente! O Leopardo tinha passado por aquele caminho naquela manhã! Voltamos para o carro e após andar alguns metros nos deparamos com um grande grupo de Impalas. Eles estavam tranqüilos. Enquanto alguns comiam outros erguiam as cabeças e observavam em busca de algum perigo! De repente algo atraiu a atenção dos impalas e todos levantaram a cabeça e fixaram o olhar no mesmo local! Paramos o carro! A tensão era muito grande! Os impalas estavam agitados e não tiravam os olhos dos arbustos! Não havia dúvida, o Leopardo estava ali! Esperando o momento para atacar! Mas os impalas perceberam e saíram correndo antes do predador partir para o ataque! Saímos em direção aos arbustos, procuramos em todos os lugares, mas Ele havia desaparecido como um fantasma!
Naquela noite comentei com Vundi que o Leopardo estava na lista dos meus animais mais desejados!Eu gostaria muito de comparar com a Onça! Vundi respondeu: "Na semana passada um Leopardo foi avistado no sul do parque junto com o filhote... Muito próximo do local onde achamos a pegada. Amanhã vamos para lá! Eles devem estar naquela área novamente!" Leopardos são mais ativos à noite e nós dois sabíamos que seria muita sorte encontrar com um durante o dia, mas valia a pena tentar...
Acordamos cedo e saímos em direção ao sul do Parque. A luz ainda era baixa, o céu se coloria de laranja anunciando a chegada do sol, foi nesse momento que uma silhueta inconfundível surgiu!

Leopardo (Panthera pardus)

"É um filhote de Leopardo!" disse Vundi! Meu coração disparou! Meu maior desejo na África era tirar uma foto de Leopardo de dia! A adrenalina aumentava a cada centímetro enquanto nos aproximávamos! O sol subia aumentando minhas chances de tirar uma boa foto! Minha angústia era enorme! Não via a hora de apertar o botão! Paramos a 5 metros de distância! Era uma fêmea de 1 ano e meio! Linda! Com essa idade a mãe já deixa o filhote explorar o ambiente sozinho enquanto sai para caçar! Ela havia acabado de acordar e bocejava na nossa frente! Tirei minha primeira foto! E a partir daí não parei mais...

Leopardo (Panthera pardus)

Leopardo (Panthera pardus)

Leopardo (Panthera pardus)

Leopardo (Panthera pardus)

Após um tempo ela avistou horbills na árvore e decidiu tentar pegá-los! Escalou a árvore e pulava de um lado para o outro tentando agarrar uma possível presa! As aves pareciam brincar com Ela, pois logo após escaparem de um ataque pousavam próximos, esperando outra investida antes de alçarem vôo novamente! Então o leopardo cansou! Deitou em um tronco e estendeu as patas para baixo como se precisasse tomar fôlego!

Leopardo subindo na árvore e horbills voando
Foto de Sérgio Paschoal

Leopardo armando o bote (Panthera pardus)

Leopardo tomando fôlego (Panthera pardus)

Os Hornbills se dirigiram para uma árvore mais à frente e lá foi Ela atrás das aves! Assim que Ela chegou na copa os Horbills voaram para a árvore onde estavam anteriormente! Foi então que o seu olhar se fixou no horizonte! Uma Hiena se aproximava! O Leopardo ficou inseguro, mas em cima da árvore não corria perigo!

Leopardo descendo da árvore (Panthera pardus)

Leopardo (Panthera pardus) avistando Hiena

Leopardo (Panthera pardus) observando Hiena se afastando

A Hiena passou sem tomar conhecimento de que Ela estava ali! Os filhotes de Leopardo são totalmente dependentes da mãe para se defenderem e para comer. Só a partir dos dois anos e meio, quando já aprenderam as técnicas de caça começam a se virar sozinhos. Mas a fêmea que estava conosco ainda era jovem e era engraçado vê-la caçar! Ela avistou um pássaro em uma poça e foi se aproximando! Mas ela não se agachou como se esperaria de um Leopardo caçando! O pássaro a avistou de longe e voou para um lugar seguro! Então ela desistiu de caçar e parou na poça para tomar água!

Leopardo (Panthera pardus) de um ano e meio
se aproximando de pássaro

Leopardo (Panthera pardus)

Leopardo (Panthera pardus)

Leopardo (Panthera pardus)

Leopardo (Panthera pardus)

Leopardo (Panthera pardus)

Após beber um pouco Ela sentou em uma sombra, ficou por alguns minutos e entrou silenciosamente nos arbustos! Vundi se virou e eu disse: "Isso foi fantástico!" Todos se abraçaram no carro! Quando começamos a ir embora Ela voltou, como se estivesse se despedindo! Subiu em uma árvore caída e se foi, assim como nós!


Leopardo (Panthera pardus)

Leopardo (Panthera pardus)

Simplesmente espetacular!