Pesquisar este blog

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

África Selvagem: Capítulo 12

Capítulo 12: Linyanti, o mosaico de paisagens.

Linyanti é impressionante! A região desértica muda completamente por conta da proximidade com o rio criando um mosaico de paisagens! O lado da Namíbia é caracterizado por canais bordeados por papyrus formando pântanos parecidos com a região do delta do Okavango. No lado de Botswana o pântano da lugar a lagoas e rios permanentes com florestas ribeirinhas abrindo em grandes planícies no interior da savana africana.

Mosaico de paisagens em Linyanti
(Abaixo do rio a Namíbia, acima está Botswana)
Foto de Fábio Paschoal

Ao chegar na pista de pouso nossos guias Vundi e James estavam nos esperando com o carro de safári.

Nossos guias Vundi e James
Foto de Sérgio Paschoal

Antes mesmo de chegarmos ao acampamento um bicho maravilhoso nos deu as boas vindas:

Southern Carmaine Bee-eater
(Merops nubicoides)

Situado a beira de uma lagoa perene freqüentada por elefantes e hipopótamos Lagoon Camp possui uma vista belíssima que pode ser apreciada do deck sob as sombras de marulas e ébanos centenários. AS Super tendas são armadas sobre palafitas e todas possuem uma varanda com vista para o rio Kwando! É maravilhoso!


Entrada do acampamento
(era impossível parar para uma foto, sempre tinha um bicho novo pra ver)
Foto de Heico Mitsuka

Fundos do acampamento
foto de Fábio Paschoal

Super tenda
Foto de Sérgio Paschoal

chegando nas super tendas
Foto de Sérgio Paschoal

Super tenda
Foto de Fábio Paschoal

Banheiro da Supertenda
Foto de Fábio Paschoal

Banheiro da Supertenda
Foto de Fábio Paschoal

Chuveiro do lado de fora da super tenda
Foto de Fábio Paschoal

Minha mãe na varanda da Super tenda
Foto de Sérgio Paschoal
Super tendas a beira do rio Kwando
Foto de Sérgio Paschoal

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

África Selvagem: Capítulo 11

Capítulo 11: A busca pelo Rei

Saindo cedo rastreando os Leões
Foto de Sérgio Paschoal

Pelo rádio tivemos a informação de que os Leões haviam sido vistos no norte da reserva e nós saímos bem cedo em busca deles! Baruti indicava o caminho e Keone dirigia o carro o mais rápido possível! Tínhamos que nos esquivar constantemente dos galhos para não sermos atingidos na cabeça! O carro passava por cima dos galhos e das pedras quase nos jogando para fora de nossos assentos! Algumas vezes parávamos para Baruti procurar os rastros... E ele logo nos colocava na trilha certa! Mas chegou um ponto onde os rastros não eram mais tão claros... O solo estava duro e dificultava a formação de pegadas, parecia que havíamos chegado ao fim...

Baruti e Keone rastreando os leões
Foto de Sérgio Paschoal

Foi aí que escutamos um rugido! Baruti olhou pra Keone e os dois saíram correndo para o carro! Estávamos na trilha certa! Saímos em disparada! e fizemos uma série de caminhos até que o carro parou! Mas essa não era uma parada qualquer!

Carro quebrado
Foto de Sérgio Paschoal

O carro havia quebrado! A mangueira do carburador estava rompida causando aquecimento do motor! Keone pegou o rádio: "Kwara! Kwara! Tá na escuta?" Enquanto isso Baruti tirava a mesa para armar o lanche, mas naquele exato momento um rugido ecoou pela savana! Os Leões estavam muito próximos! Baruti recolheu a mesa e disse que era melhor nós ficarmos próximos do carro! "Kwara! Kwara! Tá na escuta!" Não houve resposta! Na nossa ânsia de ver os felinos acabamos saindo da área de alcance do rádio! Keone olhou para mim e disse: "Vai ficar tudo bem!" Mas não era o carro quebrado, a proximidade com os leões ou a falha de sinal de rádio que me deixaram preocupado... O olhar de Keone não deixava dúvida: Ele estava com medo! E aquilo me assustou! Quando o guia fica com medo, pode ter certeza, o Perigo é real!
Só restava uma opção: consertar o carro e voltar para a área de alcance do rádio. Fizemos uma gambiarra arrancamos o cinto de segurança e o amarramos na mangueira do carburador tapando o buraco... pegamos toda a água que restava e colocamos no carro! Andamos por cinco minutos e tivemos que parar novamente! "Kwara! Kwara! Tá na escuta?" após alguns segundos de tensão: "positivo na escuta!" Ouvir aquelas palavras foi um alívio!

Trocando de carro
Foto de Sérgio Paschoal

Foi frustrante ter que esperar duas horas até o outro carro chegar ao invés de continuar a rastrear os Leões, mas foi reconfortante saber que estávamos seguros novamente.
Agora era hora de arrumar as malas, iríamos para Lagoon Camp.

África Selvagem: Capítulo 10

Capítulo 10: O animal mais rápido da terra no seu momento mais lento

Logo após o passeio de mekoro passaram um rádio dizendo que os Guepardos estavam por perto! Pegamos o carro e saímos em disparada na trilha do animal mais rápido da terra! Eles podem chegar a mais de 110 Km/h! Quando chegamos vimos os 3 irmãos que havia fotografado no dia anterior, mas eles estavam bem lentos... Estavam dormindo! Levantaram só pra checar o que estava acontecendo e achar um lugar na sombra! Foi fantástico!


Guepardo (Acinonyx jubatus)


Guepardos (Acinonyx jubatus)


Guepardos (Acinonyx jubatus)


Guepardo (Acinonyx jubatus)


Guepardo (Acinonyx jubatus)


Guepardo (Acinonyx jubatus)

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

África Selvagem: Capítulo 9

Capítulo 9: Cara a cara com o animal mais perigoso da África

Acordamos um pouco mais tarde para o passeio de mekoro (canoa usada pelos bushmen). Como os Hipopótamos são muito perigosos é preciso esperar que todos estejam na água antes de entrar... Tomamos o café tranquilamente em volta da fogueira

Café da manhã em volta da fogueira
Foto de Sérgio Paschoal

Companheiro de café da manhã
Foto de Sérgio Paschoal

Greater blue-eared Satarling
(Lamprotornis chalybaeus)

A idéia de entrar em uma lagoa cheia de Hipopótamos era um pouco amedrontadora. O Hipopótamo é o animal que mais mata gente na África e as mekoros eram bem pequenas comparadas a um bicho que pode chegar a 3 toneladas! Para minha "sorte" eu era o mais jovem entre todos os hóspedes, e por isso fui escolhido para ficar com o guia que entraria primeiro...

Eu e minha mãe ouvindo atentamente as instruções de Keone
Foto de Sérgio Paschoal

Entrando na lagoa cheia de hipopótamos
Foto de Sérgio Paschoal

O rifle era necessário para nossa proteção, mas indicava que era perigoso e acrescentava uma tensão ao passeio. Entramos na lagoa e os hipopótamos estavam aglomerados no meio, só era possível ver as orelhas, olhos o focinho dos animais

Hipopótamos no meio da lagoa
Foto de Fábio Paschoal

Mas ao lado desse grupo havia uma mãe que tinha se afastado junto com o filhote e eles estavam em frente à passagem para as canoas! Ambos estavam tranqüilos, submergidos como os outros, mas foi só chegar mais perto...

Mãe Hipopótamo em postura de intimidação

A mãe se levantou rapidamente colocando o tronco para fora da água, deixando claro que estávamos próximos demais! E lá estava eu, sentado em uma canoa instável, cara a cara com o animal mais perigoso da África, na situação mais perigosa que existe: Uma mãe protegendo o filhote! Tirei o que poderia ser a minha última foto! Keone falava em Setswana com os outros guias e gritava na direção do Hipopótamo! Foi só um aviso! A mãe se afastou com o filhote e tudo ficou calmo na lagoa.


segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

África Selvagem: Capítulo 8

Capítulo 8: Okavango Delta, o Oásis no meio do deserto

O rio Okavango nasce nas montanhas de Angola e percorre um grande caminho antes de chegar em Botswana quando desagua na planície formando um gigantesco oásis no meio do deserto do Kalahari! Um lugar perfeito para a vida selvagem! Nossos guias, Keone e Baruti haviam visto Guepardos naquela manhã! Assim no nosso primeiro passeio em Kwara nós iríamos rastrear os Guepardos! Fiquei entusiasmado já que Kwara Camp tem uma grande vantagem com relação a Nxai Pan Camp: Kwara fica em uma concessão particular, isso significa que é permitido sair das estradas para rastrear os animais!
Antes de sair para o safári Keone nos avisou: "Nós temos que ser rápidos porque os Guepardos se movem depressa!" E lá fomos nós para o carro!


Carro de Safari
Foto de Fábio Paschoal

E o negócio era um trator que andava velozmente sem tomar conhecimento do terreno! Keone afundou o pé no acelerador e nós tínhamos que nos virar para nos esquivarmos dos galhos que passavam a centímetros de nossas cabeças! O Okavango Delta é fantástico! A vida está em todos os lugares!

Hipopótamos (Hippopotamus amphibius)


Elefante (Loxodonta africana)
em posição de intimidação


Lechwe (Kobus leche)

Hipopótamos, Elefantes, Girafas, Antílopes e inúmeras aves, que eu ainda não havia visto, passavam à minha frente! Mas os Guepardos eram mais importantes!
Um temporal estava se armando! Keone parou o carro e nos forneceu capas de chuva. Logo em seguida a água começou a desabar! Continuamos na busca! Baruti, nosso rastreador indicava o caminho enquanto Keone acelerava cada vez mais! Então o carro parou! A chuva parou! O tempo parou! Baruti apontou para os arbustos... e do meio do capim alto Eles surgiram! 3 Guepardos! Baruti fez um sinal para Keone e nós passamos os felinos e paramos atrás de uma elevação do terreno! A Angústia aumentava! Não via a hora de apertar o botão da minha máquina e registrar aquele momento! Um a um foram subindo e se ajeitaram ao lado da árvore bem na nossa frente! Clique! Clique! Clique!


Guepardos (Acinonyx jubatus)


Foto da foto
Foto de Sérgio Paschoal

Guepardos (Acinonyx jubatus)


Guepardos (Acinonyx jubatus)


Guepardos (Acinonyx jubatus)

Foi Fantástico! Mas durou pouco... Logo após tirar essas fotos a chuva voltou muito forte! Os Guepardos, 3 irmãos, se moveram em direção a um grupo de Tsessebes (um antílope parecido com o Gnu)! Eles pararam onde a grama era alta e se sentaram só era possível ver os seis olhos acima da grama alta! Um dos Guepardos saiu para tentar dar a volta e fazer uma emboscada, mas os tsessebes perceberam e correram antes dos irmãos assumirem uma posição favorável... O ataque foi abortado! Como a chuva era muita e a luminosidade pouca, nós decidimos voltar para o acampamento, mas foi uma experiência incrível!

África Selvagem: Capítulo 7

Capítulo 7: Kwara Camp, vivendo no meio da mata

Quando chegamos no nosso novo acampamento, Kwara Camp, encontramos velhas conhecidas! Era muito bom saber que seria possível trocar de roupa novamente! Sim, nossas malas estavam lá! E como previu a mulher do aeroporto, elas demoraram dois dias pra chegar! E isso é muito normal: Hoje vi no Jornal que o Dunga chegou na África do Sul, mas suas malas ficaram no Brasil... Está confirmado, se você vier pra África e suas malas se perderem no caminho, não se preocupe, essa é a regra e não a exceção!
Kwara Camp fica incrustado no meio da floresta em frente a um lago cheio de Hipopótamos. É completamente proibido andar sem seu guia quando está escuro, para evitar um encontro indesejado com esses gigantes. O lugar é simples, mas sofisticado e todo o pessoal, desde da camareira até a gerente, é muito atencioso e simpático!

Entrada do acampamento
Foto de Sérgio Paschoal

Banheiro com mandíbula de Hipopótamo
como suporte para papel higiênico
Foto de Sérgio Paschoal

Kwara Camp possui super tendas muito bem arrumadas dando um charme todo especial ao acampamento.

Bem vindo a Kwara
Foto de Sérgio Paschoal

Eu, minha mãe e meu pai na frente da super tenda


Super tenda
Foto de Fábio Paschoal

Banheiro da Super tenda
Foto de Fábio Paschoal

Chuveiro do lado de fora
Foto de Fábio Paschoal
Vista da super tenda
Foto de Fábio Paschoal

minha mãe na varanda da Super tenda
Foto de Sérgio Paschoal

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

África Selvagem: Capítulo 6

Capítulo 6: Despedida de Nxai Pan (Em GRANDE estilo)

Era nosso último dia em Nxai Pan e começamos visitando um buraco d'água onde as zebras se encontram bem de manhãzinha para beber água antes de sair para pastar.

Zebras (Equus quagga boehmi ) bebendo água
Foto de Fábio Paschoal

Mas estava ficando cada vez mais difícil encontrar uma espécie nova para a gente ver. Como estávamos em um deserto, George decidiu parar ao lado de um lago e esperar pra ver se algum bicho vinha beber água. Após algum tempo esperando George ligou o carro para procurarmos em outro lugar, mas logo em seguida ele desligou o motor. Olhei para George e vi que ele estava com os olhos fixos em alguma coisa... Direcionei meu olhar para o mesmo lugar... Mas não havia nada! Apenas um monte de árvores! George não falava nada, apenas olhava fixo para as árvores! A tensão era grande! Ele pediu para fazermos silêncio... Então o bicho saiu!

Elefante Africano Loxodonta africana
Foto de Fábio Paschoal

Um enorme elefante saiu do meio das árvores e caminhava em nossa direção! Elefantes podem ser bem agressivos e nosso guia estava com a mão na ignição caso fosse necessário sair dali rapidamente! Ninguém respirava naquele momento! A cada passo do gigantesco animal a tensão aumentava! O bicho parou bem na nossa frente e abriu as orelhas, fazendo seu corpo colossal parecer ainda maior, um sinal claro de intimidação!


Elefante Africano (Loxodonta africana) assumindo postura de intimidação
Foto de Fábio Paschoal

Após alguns segundos olhando para nós ele se dirigiu para o lago e ficamos um pouco mais tranqüilos. George estava pronto para ligar o carro e procurar uma posição melhor, mas aí: "Para! Para! Para!" Apontei na mesma direção de onde o Elefante havia saído...


Elefantes Africanos (Loxodonta africana)

Foto de Fábio Paschoal

Mais um elefante saía por entre as árvores seguido em fila por mais 3 companheiros! Todos realizaram os mesmos movimentos do primeiro antes de pararem no lago para se refrescarem!


Elefantes Africanos (Loxodonta africana)

Foto de Fábio Paschoal

Então o vento mudou de lado e eles sentiram o nosso cheiro! Isso irritou os elefantes e eles
saíram correndo!



Elefantes Africanos (Loxodonta africana) correndo

Foto de Fábio Paschoal

O último elefante parou na nossa frente olhou para nós levantou sua tromba e soprou! O som estridente foi arrepiante! Mas George ligou o carro e ele fugiu com os outros! Foi assustadoramente incrível! Mas essa havia sido nossa despedida de Nxai Pan (em GRANDE estilo), Agora era hora de seguirmos para Okavango Delta o Oasis no meio do Deserto.