Pesquisar este blog

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Bicho da noite




Coruja Orelhuda (Striped Owl)
Asio clamator
A Coruja Orelhuda descansa em pequenas árvores com folhagem densa ou arbustos e algumas vezes no chão coberta pela vegetação. Quando ocorre o por do sol a Coruja Orelhuda sei para caçar! Aves e mamíferos estão no cardápio: pequenos passarinhos como o pardal, passando por pombos, até aves maiores como o jaó. Entre os mamíferos as presas mais comuns são pequenos roedores, mas a Coruja Orelhuda é capaz de pegar presas maiores que ela, como gambas por exemplo. Quando caça voa baixo em campos aberdos e quando avista uma presa mergulha rapidamente colocando suas garras na sua refeição.
Avistada na Fazenda San Francisco

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Bicho da noite

Lobo Guará (Maned Wolf)
Chrysocyon brachyurus

O Lobo Guará é um animal extremamente bem adaptado ao cerrado. Sua cor confunde-se com a coloração das gramíneas deixando-o muito bem camuflado, suas longas pernas fazem com que ele consiga ver longe e acima da vegetação alta, possui orelhas grandes responsáveis pela identificação da direção do som de uma possível presa. É um animal onívoro, o que significa que come de tudo, mas sua dieta é composta principalmente por roedores, pequenos répteis, caules doces, mel, aves e frutas (existe uma fruta do cerrado que é tão procurada por ele que ganhou o nome de fruta do lobo).
O Lobo Guará não forma grupos como outros membros da família dos Canídeos, é um animal solitário que pode ser encontrado aos pares durante a temporada do acasalamento. Demarcam seu território com a urina que produz um odor bem característico.
Infelizmente é um animal ameaçado de extinção devido ao desmatamento para a criação de plantações de soja.

Avistado na Focagem da Fazenda San Francisco

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Bicho do dia


Capororoca (Coscoroba Swan)
Coscoroba coscoroba

Muito parecida com o cisne branco, porém com as pontas das asas pretas e o bico e os pés alaranjados, a Capororoca é uma das duas espécies de cisnes nativas da América do Sul. No entanto é possível achar as 7 espécies de cisne do mundo numa mesma lagoa aqui no Brasil, pois elas foram trazidas para cá durante a colonização.
Diferente das outras espécies a Capororoca consegue se alimentar em áreas secas, mas prefere procurar seu alimento (plantas e pequenos animais) nas margens rasas de lagos e rios.
Normalmente faz seu ninho no meio de lagoas rasas bem distante das margens. É uma espécie que sofreu muito com a degradação ambiental dos mangues e brejos e seu número é bem menor do que no passado.
É uma ave migratória e muito difícil de se observar na Caiman.

Grupo de 6 Avistado na Baía da Sede